Analise: “Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e t...
Leia o texto para responder a questão.
Projeto quer dar mais visibilidade às cientistas brasileiras A Open Box da Ciência destaca o trabalho de 250 pesquisadoras de cinco áreas de pesquisa
Por Juliana Morales
A plataforma online Open Box da Ciência foi lançada na última quarta-feira (12). É uma iniciativa da organização Gênero e Número, apoiada pelo Instituto Serrapilheira. Seu objetivo é visibilizar o trabalho da mulher da dentro da ciência a partir de histórias e dados.
Combinando jornalismo de dados e design interativo, foi criada, então, uma cartografia com 250 pesquisadoras. São 50 protagonistas em cinco grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências da Saúde. Para cada pesquisadora mapeada, é possível ter acesso a um artigo relevante da sua produção científica. Além de conhecer o rosto e a história delas em reportagens.
O levantamento foi feito com dados do Censo da Educação Superior com informações de outras bases de dados oficiais, como a Plataforma Lattes, levando em consideração o número de artigos científicos publicados, prêmios recebidos, eventos organizados pelas cientistas e se estão engajadas em divulgação científica.
A partir da análise desses dados, foram criados conteúdos, que também estão disponíveis na plataforma, mostrando o cenário brasileiro de desigualdade na área de pesquisa. Por exemplo: as mulheres representam 46% das docentes de Ensino Superior, mas apenas 23% delas são pretas e pardas. Apenas 15% de todas as mulheres que pesquisam e também são docentes no Ensino Superior do Brasil têm acesso à bolsa de apoio à pesquisa.
Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/projeto-quer-darmais-visibilidade-as-cientistas-brasileiras/
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sendo assim:
- Ela tem passado por momentos felizes >> 3ª pessoa do singular (ela), logo, sem acento circunflexo na forma verbal “tem".
- Elas têm passado por momentos felizes >> 3ª pessoa do plural (elas), logo, com acento circunflexo na forma verbal “têm".
- Eugênio vem chegando >> 3ª pessoa do singular (Eugênio é equivalente a “ele"), logo, sem acento circunflexo na forma verbal “vem".
- Eugênio e Marcelo vêm chegando >> 3ª pessoa do plural (Eugênio e Marcelo são equivalentes a “eles"), logo, com acento circunflexo na forma verbal “vêm".
Gabarito do professor: Letra A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
a) “Têm” concorda com “mulheres”.
CORRETO. O verbo "ter" está flexionado no plural, de forma a concordar com o substantivo "mulheres".
b) O numeral é uma estimativa.
ERRADO. O numeral é um termo que quantifica, de forma EXATA, as coisas e os seres, portanto não pode ser uma estimativa.
C) A oração é simples.
ERRADO. O período é composto.
D) Não há aposto nessa oração.
ERRADO. Há aposto especificativo (Ensino Superior do Brasil).
em "Ensino Superior do Brasil", "do Brasil" (= brasileiro) não seria uma locução adjetiva exercendo o papel de adjunto adnominal ???
Gabarito: A
Quem têm (plural) acesso à bolsa de apoio à pesquisa?
R: As mulheres
Bons estudos!
Dica rápida pra quem busca carreiras policiais e quer rapidez e qualidade nos estudos:
- Mapas Mentais: https://bityli.com/4LNiV
- LEI SECA para carreiras policiais: https://bityli.com/QNWkx
- Questões do QC
Seja constante essa é a única formula do sucesso.
GABARITO- A
TEM - Singular ;
TÊM - PLURAL
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo