Sobre as seguintes orações subordinadas do texto “Violência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3060517 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Violência de gênero: índices são ruins e devem piorar

19 de julho de 2024

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra (de todos os gêneros, regiões ou idade), alvos prioritários de todos os tipos de violência.

No mesmo tempo em que você gasta assistindo a 20 vídeos de 30 segundos no TikTok, uma brasileira é estuprada. É bastante provável que essa vítima tenha no máximo 13 anos. Também são grandes as chances de ela ser negra e estar presa em casa com seu algoz — seu pai, irmão, tio, primo, avô, vizinho, padrasto, padrinho, um “amigo” da família… Pode ser inclusive que todos eles queiram  “tirar uma casquinha”. O que não muda é o fato de serem sempre homens próximos e “de confiança”.

Esse é o resumo de alguns dos dados mais cruéis revelados na quinta-feira (18), no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o documento parte de informações fornecidas em 2023 por secretarias de segurança estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais, que confirmam o quanto falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra (de todos os gêneros, regiões ou idade), alvos prioritários de todos os tipos de violência.

No recorte de gênero, de 2022 para cá, cresceram todas as modalidades de ataques contra as mulheres. No ano passado, foram 1.467 vítimas do feminicídio (+ 0,8%); 258.941 registros de agressões recorrentes de violência doméstica (+ 9,8%); 38.507 de constrangimento psicológico (+ 33,8%). 

Nesse contingente da população, foram concedidas 540.255 medidas protetivas de urgência (+ 26,7%); 778.921 (+ 16,5%) mulheres foram ameaçadas; 8.372 sobreviveram à tentativa de homicídio (+ 9,2%) e 2.797 à de feminicídio (+ 7,1%); e 77.083 denunciaram stalking (+ 34,5%).

No Brasil, as mártires do feminicídio são negras, têm entre 18 e 44 anos e estavam em casa em 64,3% dos crimes — não há lugar seguro no planeta quando se é mulher. Seus assassinos em sua maioria são homens (90%) — parceiro íntimo, ex-parceiro ou familiar.

Fonte: SILVA, Adriana Ferreira. Violência de gênero: índices são ruins e devem piorar. Nexo Jornal, 19 jul. 2024. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/colunistas/2024/07/19/violencia-degener o-indices-sao-ruins-e-devem-piorar. Acesso em: 27 ago. 2024
Sobre as seguintes orações subordinadas do texto “Violência de gênero: índices são ruins e devem piorar”, podemos fazer as seguintes afirmações:

I. A oração “que falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra” é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, pois complementa o sentido do verbo “confirmam”.
II. A oração “No mesmo tempo em que você gasta assistindo a 20 vídeos de 30 segundos no TikTok” é uma oração subordinada adverbial temporal, pois indica o tempo em que ocorre a ação descrita na oração principal.
III. A oração “É bastante provável que essa vítima tenha no máximo 13 anos” contém uma oração subordinada substantiva subjetiva, que funciona como sujeito do verbo “é”.
IV. A oração “quando se é mulher” é uma oração subordinada adverbial temporal, pois indica uma circunstância de tempo na oração principal.

Estão corretas apenas as alternativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

item III é oração subordinada substantiva subjetiva - tem papel de sujeito

basta colocar isso: “ É fundamental isso.

Isso é fundamental.

I oracao é subordinada adjetica explicativa

I - Elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o documento parte de informações fornecidas em 2023 por secretarias de segurança estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais, que confirmam o quanto falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra (de todos os gêneros, regiões ou idade), alvos prioritários de todos os tipos de violência. --> Os quais confirmam quanto falhamos.

O pronome que nesse caso não cumpre papel de uma conjunção subordinada integrante, e sim de um pronome relativo, e como a oração esta entre vírgulas significa que ela possui papel explicativo.

Bizu: Quando substituíres o ''QUE'' por ''O qual, a qual e seus plurais'' será uma oração subordinada adjetiva. Caso ela esteja entre virgulas, será expliCatiVa (com vírgula), caso não esteja, será reStritiVa (sem vírgula).

II - No mesmo tempo é uma conjunção que transparece a ideia de tempo, durante, etc.

É bem comum nas orações subordinadas adverbiais temporais o uso do conectivo ''Quando''.

III - “É bastante provável que essa vítima tenha no máximo 13 anos”

Vejamos, neste caso o conectivo ''que'' está cumprimento de uma CSI, portanto é substituível por ''isso''.

É bastante provável (isso) --> que essa vitima tenha no máximo 13 anos.

Para encontrarmos o sujeito da oração perguntamos ao verbo? O que é bastante provável? neste caso, isso (que corresponde ao restante da oração: que essa vítima tenha no máximo 13 anos.

IV - Embora seja comum o uso do conectivo quando em orações adverbiais temporais, neste caso, ele não passa uma ideia de tempo, e sim de condição.

Não há lugar seguro no planeta quando se é mulher --> Exprime uma ideia de que não há lugar seguro no planeta quando se está na condição de mulher.

Dito isso, gabarito: II e III --> ''A''.

I. A oração “que falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra” é uma oração subordinada substantiva objetiva direta, pois complementa o sentido do verbo “confirmam”.

  • A assertiva I já veio com uma pegadinha para eliminar o candidato que não gosta de ler... A frase "falhamos miseravelmente em proteger crianças, mulheres e a população negra..." está presente no texto em dois momentos. No inicio do 1º parágrafo acompanhada do verbo "mostram" e no 3º parágrafo acompanhada do verbo "confirmam".
  • ERRADO: O enunciado trouxe o trecho do 1º parágrafo, que realmente é OBJETIVA DIRETA mas do verbo "mostram" NÃO do verbo "confirmam".

II. A oração “No mesmo tempo em que você gasta assistindo a 20 vídeos de 30 segundos no TikTok” é uma oração subordinada adverbial temporal, pois indica o tempo em que ocorre a ação descrita na oração principal.

  • CERTO: No mesmo tempo em que você gasta assistindo a 20 vídeos de 30 segundos no TikTok (Oração adverbial temporal deslocada) uma brasileira é estuprada. (oração principal)

III. A oração “É bastante provável que essa vítima tenha no máximo 13 anos” contém uma oração subordinada substantiva subjetiva, que funciona como sujeito do verbo “é”.

  • CERTO : Oração principal que inicia com verbo na 3PS ("É provável") e não possui sujeito é O.S.S.Subjetiva.

IV. A oração “quando se é mulher” é uma oração subordinada adverbial temporal, pois indica uma circunstância de tempo na oração principal.

  • ERRADO: poderia ser reescrita " Quando se é mulher, não há lugar seguro no planeta." Ou seja, ser mulher é uma CONDIÇÃO para não ter lugar seguro.

Alternativa A

Ótima questão para revisar o conteúdo de orações e conjunções!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo