No texto, de forma dominante, há o propósito de
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ALTERNATIVA B - defender um posicionamento que se contrapõe a um posicionamento hegemônico
1- o que é hegemônico ? R: algo que é predominante
.
o que o autor mostra e deixa bem claro que autores/escritores estão ganhando espaço, mesmo diante de uma sociedade machista e preconceituosa, essas pessoas não tinha voz , não era vista. E a o longo do texto vemos o quanto isso mudou e está mudando. O posicionamento hegemônico seria o que vinha acontecendo desde época da pedra ( machismo , preconceito, discriminação das minorias ) novo posicionamento é essas vidas ganhando espaço, reconhecimento,respeito
.
vamos para texto:
percebe-se um movimento de deslocamento do cânone literário rumo a vozes até aqui marginalizadas em nossa literatura. Para muitos surpreendente, a inclusão das letras de sobrevivendo no inferno, disco do grupo de rap paulista Racionais Mc’s, como leitura obrigatória no vestibular da Unicamp demonstra que os tempos estão mudando.
.
aaaa mas não poderia ser a letra E ??
.
na letra E fala " historicamente " e a nossa historia não mostra isso .VAMOS PARA O TEXTO :
[.. Ainda não cancelaram José de Alencar – escritor que defendeu publicamente a escravidão ..]
O texto discute as mudanças que estão ocorrendo no cânone literário brasileiro, especificamente em relação à inclusão de obras de autoras negras nas listas de leituras obrigatórias de vestibulares. Ao longo do texto, o autor apresenta diversos exemplos que demonstram como está acontecendo um movimento de contraposição ao que tradicionalmente dominava o cenário literário.
Logo no título e nos primeiros parágrafos, o autor estabelece um contraste entre a tradicional predominância de "homens brancos" e a crescente inclusão de "mulheres pretas" no cânone literário. Ele menciona que "os homens brancos do passado já têm de abrir espaço não só a outros homens, mas também a mulheres pretas, do passado e do presente", indicando claramente uma mudança que se opõe ao que era hegemônico.
O texto apresenta diversos exemplos que reforçam esse movimento de contraposição: a inclusão dos Racionais MC's no vestibular da Unicamp, o resgate da obra de Carolina Maria de Jesus, a presença de Conceição Evaristo, Maria Firmina dos Reis, Ana Paula Maia, e até mesmo autoras estrangeiras como Alice Walker e Chimamanda Adichie.
Portanto, a alternativa correta é a B: "defender um posicionamento que se contrapõe a um posicionamento hegemônico". O texto não apenas explica a questão histórica (alternativas C e D), nem reforça o posicionamento hegemônico (alternativa A), mas ativamente defende e valoriza a mudança que está ocorrendo no cânone literário, confrontando a tradicional dominância de autores homens e brancos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo