Sobre a execução de alvenaria armada de tijolos, quanto à qu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A.
Graute é uma pasta de com consistência fluida utilizada, principalmente, para o preenchimento de espaços vazios em locais de difícil acesso, dispensando o uso de vibradores para o seu adensamento.
Além disso, pode ser usado para o encamisamento de elementos de , protegendo-os da ação da corrosão, para o preenchimento de trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de armada, para a regularização de superfícies que servirão como base para equipamentos e máquinas, dentre outros.
O graute pode ser constituído por cimento, areia, quartzo, sílica, ou outros minerais e de aditivos que conferem características adequadas para aplicações específicas.
Os grautes podem ser, essencialmente, de dois tipos: de base mineral ou de base orgânica. As principais diferenças entre os dois tipos de graute são as suas composições e as suas finalidades.
É utilizado principalmente para construções civis em geral devido ao seu custo mais baixo. É composto por uma base cimentícia e suas características dependem do utilizado para a sua produção.
Sua composição é de origem orgânica e por isso recebe esse nome. São constituídos em sua grande maioria por resinas epóxi derivadas do petróleo. Por isso, a sua desvantagem é o seu custo mais elevado, sendo mais utilizados em condições especiais.
São muito utilizados para obras industriais, injeções e reparos de trincas e fissuras, execuções sob altas temperaturas e para uso submerso.
As vantagens na utilização dos grautes de base orgânica ou resinada são a baixa viscosidade para o preenchimento de fissuras, alta resistência mecânica e boa aderência da pasta ao concreto e as armaduras de aço.
O graute pode ser preparado no próprio ou industrializado. É recomendado utilizar o industrializado pois o controle tecnológico e de segurança utilizados durante a produção, garantem maior qualidade à mistura. Neste caso, basta adicionar a quantidade de água recomendada pelo fabricante ao composto e o graute terá uma consistência fluida adequada.
Se a opção for por realizar a mistura dos agregados na obra, o traço do graute deverá ser definido de acordo com a finalidade e a resistência necessária para a aplicação. Para a utilização em alvenarias estruturais é comum utilizar o traço como definido abaixo:
O graute pode ser à base de cimento ou orgânico. O primeiro é composto por cimento Portland combinado a adições minerais (materiais pozolânicos, sílica ativa, escoria de alto forno e filler calcário) e aditivos químicos, como superplastificantes e retentores de água.
NBR 16868-20:
Elemento cimentício fluido, utilizado para preenchimento de espaços vazios da alvenaria, com a finalidade de:
· solidarizar armaduras à alvenaria ou
· aumentar a sua capacidade resistente.
RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO CARACTERÍSTICA MÍNIMA – 15 MPa
LIVRO ALVENARIA ESTRUTURAL:
O graute é um concreto ou argamassa que apresenta a fluidez necessária para preencher vazios dos blocos, sem separação dos componentes. É composto por cimento, areia, pedrisco, água e, em algumas situações, pode ser adicionada cal na mistura para diminuir a retração.
O Cimento Portland já é o aglomerante
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo