A respeito das patologias do intervalo QT, assinale a alter...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre patologias do intervalo QT, um tema importante na cardiologia que se refere a alterações no tempo que o coração leva para recarregar entre batimentos. Essas alterações podem aumentar o risco de arritmias como a torsades de pointes, uma arritmia potencialmente fatal.
A alternativa E está correta: Medicações como amiodarona e itraconazol podem levar ao alargamento do intervalo QT. Isso ocorre porque ambos os fármacos afetam os canais iônicos responsáveis pela repolarização do coração, levando a um prolongamento do intervalo QT. Essa informação é crucial para profissionais da área da saúde porque o alargamento do intervalo QT é um fator de risco conhecido para arritmias ventriculares como a torsades de pointes.
Agora, vamos examinar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A amiodarona não é a medicação de primeira escolha no tratamento da torsades de pointes. O tratamento imediato geralmente envolve a administração de sulfato de magnésio, a retirada de fatores precipitantes e, em alguns casos, o uso de dispositivos temporários para estabilizar o ritmo cardíaco.
B - O sotalol, assim como a amiodarona, é conhecido por prolongar o intervalo QT e, portanto, não é a medicação de escolha para tratar a síndrome do QT longo. Na verdade, o sotalol pode agravar essa condição. Medicações como betabloqueadores (por exemplo, propranolol) são geralmente utilizadas.
C - Fármacos que encurtam o intervalo QT não são tipicamente associados ao risco de torsades de pointes. O contrário é verdadeiro: o prolongamento do intervalo QT é o que está associado ao risco aumentado, não o encurtamento.
D - Hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue) e hipomagnesemia (baixa concentração de magnésio) não reduzem o intervalo QT. Na verdade, essas condições podem prolongar o intervalo QT e, portanto, agravar o risco de arritmias como a torsades de pointes.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão e ajudado a compreender melhor as patologias do intervalo QT.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo