A eficácia de um programa de promoção à saúde animal depende...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2414546 Veterinária

A eficácia de um programa de promoção à saúde animal depende, em grande parte, da qualidade e padronização dos meios diagnósticos utilizados. No contexto do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT), estão determinados os testes de diagnóstico indireto aprovados, seus critérios de utilização e de interpretação.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos analisar cada alternativa para entender melhor o porquê desta escolha.

B - Na tuberculose, o Teste da Prega Caudal (TPC) é utilizado como prova de rotina e exclusivamente em gado de corte.

Esta alternativa está correta. O Teste da Prega Caudal (TPC) é, de fato, uma prova utilizada como teste de triagem para diagnosticar a tuberculose bovina. É realizado em ambas as categorias de gado, não exclusivamente em gado de corte, mas é um teste de rotina dentro do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT).

Agora, vamos discutir por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Para o diagnóstico da brucelose, o Teste Cervical Simples (TCS) é adotado como prova de rotina.

Esta alternativa está incorreta. O Teste Cervical Simples (TCS) não é utilizado para o diagnóstico de brucelose; ele é, na verdade, associado ao diagnóstico de tuberculose.

C - Na brucelose, o Teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), que é muito sensível e de fácil execução, constitui o único teste confirmatório realizado por médicos-veterinários habilitados.

Esta alternativa está incorreta. O AAT é um teste de triagem para brucelose, mas não é o único teste confirmatório. Outros testes como o Teste de Fixaçao de Complemento ou o 2-Mercaptoetanol são usados na confirmação do diagnóstico.

D - O Teste do Anel em Leite (TAL) pode ser utilizado para monitoramento da condição sanitária de propriedades certificadas livres de tuberculose.

Esta alternativa está incorreta. O Teste do Anel em Leite (TAL) é utilizado para monitoramento de brucelose, não de tuberculose, em propriedades leiteiras.

E - O Teste de Fixação de Complemento (FC) é realizado em laboratórios da Rede Privada para efeitos de trânsito internacional e para diagnóstico de casos inconclusivos ao Teste de Polarização Fluorescente (FPA).

Esta alternativa está parcialmente correta, mas não totalmente. O Teste de Fixação de Complemento (FC) é utilizado para o diagnóstico confirmatório, mas não exclusivamente em casos inconclusivos ao FPA e pode ser realizado tanto em laboratórios privados quanto públicos.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Brucelose

  1. O teste do antígeno acidificado tamponado, que é muito sensível e de fácil execução, é o teste de triagem realizado por médicos veterinários habilitados, por laboratórios credenciados ou por laboratórios oficiais credenciados;
  2. Os animais que reagirem ao teste de triagem poderão ser submetidos a um teste confirmatório, o 2-Mercaptoetanol, que é mais específico, e é executado por laboratórios credenciados ou por laboratórios oficiais credenciados;
  3. O teste de fixação de complemento, ou outro que o substitua, é realizado em laboratórios oficiais credenciados para efeito de trânsito internacional, como teste confirmatório em animais reagentes ao teste de triagem, ou para diagnóstico de casos inconclusivos ao teste do 2-Mercaptoetanol;
  4. O teste do anel em leite poderá ser utilizado para monitoramento da condição sanitária de propriedades livres ou como ferramenta de diagnóstico em sistemas de vigilância epidemiológica; pode ser executado por médicos veterinários habilitados, por laboratórios credenciados ou por laboratórios oficiais credenciados.

Tuberculose

  1. O teste cervical simples é a prova de rotina em gado de leite devido à sua boa sensibilidade;
  2. O teste da prega ano-caudal pode ser utilizado como prova de triagem, porém, exclusivamente em gado de corte;
  3. O teste cervical comparativo é a prova confirmatória para animais reagentes ao teste da prega ano-caudal ou ao teste cervical simples; todavia, também pode ser empregado como única prova diagnóstica em rebanhos com histórico de reações inespecíficas.

  • Fonte: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/getdocdoc.php?idform=383

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo