“Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q769482 Português

TEXTO - O Cavalo e o seu Cuidador

Esopo

    Um zeloso empregado de uma cocheira costumava passar horas, e às vezes dias inteiros, limpando e escovando o pelo de um cavalo que estava sob seus cuidados.

    Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar.

    Entretanto, ao mesmo tempo que o acariciava diante de todos, sem que ninguém suspeitasse, roubava a maior parte dos grãos de aveia destinados a alimentar o pobre animal, e os vendia às escondidas para obter lucro.

    Então o cavalo se volta para ele e diz:

    "Acho apenas que se o senhor de fato desejasse me ver em boas condições, me acariciava menos e me alimentava mais..."

“Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar”. Nesse segmento, o pronome “todos” se refere aos:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: B - que viam a ação do cuidador

O tema central desta questão é a interpretação do pronome "todos" no contexto de uma fábula escrita por Esopo. A fábula conta a história de um cuidador de cavalos que finge ser atencioso para com o cavalo, mas na verdade, rouba sua comida para obter lucro.

Para resolver a questão, é necessário compreender a quem o pronome "todos" se refere no trecho: "Agindo assim, passava para todos a impressão de que era gentil para com o animal, que se preocupava com o seu bem estar."

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa B - que viam a ação do cuidador é a correta. No contexto do texto, "todos" refere-se às pessoas que estavam presentes e observavam o cuidador realizando ações aparentemente gentis com o cavalo. Essas pessoas eram enganadas pela aparência de bondade do cuidador.

Por que as demais alternativas estão incorretas:

  • A - leitores do texto: Não é plausível, pois "todos" se refere a personagens presentes na cena e não aos leitores externos da fábula.
  • C - demais cavalos da cocheira: Não faz sentido, uma vez que cavalos não têm a capacidade de julgar ações humanas como descritas na fábula.
  • D - outros cuidadores de cavalos: A fábula não menciona a presença de outros cuidadores observando as ações do protagonista.
  • E - compradores da aveia roubada: Estes não presenciavam diretamente as ações gentis do cuidador, mas interagiam com ele apenas na venda da aveia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão de sentido, apenas.

Possivelmente, o ambiente é uma fazenda, isso nos faz deduzir que poderia ter não só outros cuidadores, como outros empregados e demais pessoas que viam o homem cuidar do cavalo, por isso a resposta não poderia ser a letra D, mas a letra A.

que viam a açao do cuidador

letra B

Gaba: B

b)que viam a ação do cuidador;

o comentário do colega #Moisés ezequiel esta equivocado.

Isso pq dizem que é questão fácil. Eu acertei ser a letra b não pq as outras estavam erradas mas sim pq a b era a mais correta pq ela abrangia todas as outras opções kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo