A respeito do processo administrativo e da direção, julgue o...
A respeito do processo administrativo e da direção, julgue o item.
O administrador que pensa e age de acordo com a teoria
Y imagina que as pessoas são passivas, indolentes,
relutantes e sem qualquer iniciativa pessoal.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Teoria X e Y de McGregor.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
McGregor definiu os empregados diferenciando-os pelo seu comportamento em dois grupos chamados X e Y. Os empregados com comportamento referente ao X eram considerados preguiçosos e desmotivados, lado outro, os empregados relacionados com ao Y são dispostos e motivados para o trabalho.
Ribas (2015), descreve as características de cada grupo, as quais são descritas na tabela abaixo:
Ante ao exposto, a questão está incorreta, já que é a teoria X que identifica o empregado como indolentes, relutantes e sem qualquer iniciativa pessoal.
Agora resolva a questão Q2105782 para fixar o conhecimento.
Gabarito do Professor: Errado.
Fonte:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gab: Errado
- TEORIA X e Y – Mc Gregor
TEORIA X: TRIPALIUM: Antiga e negativa, baseada na desconfiança. As pessoas detestam o trabalho e procuram evita-lo sempre. São preguiçosos e indolentes, evitam responsabilidade. Não têm ambição ou vontade própria. Resistem as mudanças e preferem ser dirigidas a dirigir
A TEORIA Y: LABORE: Gostam de trabalhar e sentem satisfação em suas atividades. São aplicadas e tem iniciativa. Aceitam responsabilidade. São criativas. Moderna e positiva
Teoria X: Os funcionários não gostam do trabalho e devem ter uma supervisão muito próxima. Não sentem uma motivação natural para o trabalho. Os chefes controlam o trabalho, centralizam as decisões e dá pouca ou nenhuma flexibilidade aos seus funcionários. Não há confiança.
Teoria Y: Os funcionários acham o trabalho algo natural. A supervisão pode ser mais branda. Sentem motivação natural. Os chefes permitem a participação das pessoas, empodera o trabalho, descentraliza as decisões e oferece recompensas sociais e simbólicas. Mais democrático, gosta de desafios.
Teoria X: Pensa mal das pessoas
Teoria Y: Pensa bem das pessoas
Teoria X : Ninguém presta
Teoria Y : Pessoas são competentes e proativas.
GAB ERRADO
A TEORIA X considera que o indivíduo é naturalmente preguiçoso e possui aversão ao trabalho. Para a Teoria X, os indivíduos não gostam de trabalhar, procuram evitar o trabalho, evitam responsabilidades, não têm ambição e resistem às mudanças. O indivíduo trabalha “forçadamente”, apenas pela retribuição financeira. O ser humano é considerado passivo e indolente. Portanto, o indivíduo precisa ser controlado e dirigido.
A TEORIA Y, por sua vez, considera que o indivíduo é naturalmente laborioso e produtivo. Para a Teoria Y, os indivíduos gostam de trabalhar, aceitam responsabilidades e desafios, são criativos, têm iniciativa e sentem satisfação em realizar suas tarefas. O indivíduo é capaz de se autodirigir e autocontrolar.
...........................................................................................................................................
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo