O processo de compilação consiste essencialmente na traduçã...
Esse processo é retratado em duas fases características, que são:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Análise e Síntese.
O processo de compilação é fundamental para a execução de programas em computadores. Ele traduz o código fonte, escrito em uma linguagem de programação de alto nível, para uma linguagem de máquina, que pode ser diretamente executada pelo processador. Este processo é dividido em duas grandes fases: Análise e Síntese.
Na fase de Análise, o compilador examina o código fonte para entender sua estrutura e significado. Esta etapa pode ser subdividida em análise léxica, sintática e semântica. Durante a análise léxica, o compilador quebra o código em tokens, que são os elementos básicos da linguagem, como palavras-chave, identificadores e símbolos. A análise sintática verifica se a sequência de tokens segue as regras gramaticais da linguagem de programação. Por fim, a análise semântica confirma se os elementos do programa fazem sentido dentro do contexto em que são usados, como o uso correto de tipos de dados e escopo de variáveis.
Após a análise, vem a fase de Síntese, onde o compilador gera o código de máquina ou código intermediário a partir da representação intermediária do programa. Essa fase inclui a otimização do código e a geração do código final que pode ser executado pela máquina. A otimização busca melhorar o desempenho e a eficiência do código, enquanto a geração de código trata da conversão do código intermediário numa forma que o processador possa executar diretamente.
As outras alternativas não descrevem corretamente as duas fases do processo de compilação:
- B - Entrada e Saída: Estes termos são muito genéricos e não capturam as etapas específicas do processo de compilação.
- C - Sintática e Semântica: Embora sejam partes da fase de Análise, não representam o processo completo de compilação.
- D - LEX e YACC: São ferramentas usadas para gerar analisadores léxicos e sintáticos, mas não são fases do processo de compilação em si.
- E - Interpretação e Otimização: Interpretação é um processo diferente de compilação, e a otimização é apenas uma subetapa da fase de Síntese.
Portanto, a alternativa A é a correta porque captura a essência do processo de compilação ao dividir as fases em Análise, onde o código é decomposto e compreendido, e Síntese, onde é reconstruído em uma forma que o computador pode executar.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Compiladores - Fases
• Análise (divide o programa fonte nas partes
constituintes e cria uma representação
intermediária dos mesmos)
– Léxica (tokens)
– Sintática (árvore sintática)
– Semântica (incoerências semânticas)
• Síntese (constrói o programa alvo desejado a
partir da representação intermediária)
– Geração de código intermediário
– Otimização do código
– Geração do código
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo