Analise as afirmativas a seguir:  I. A neuropatia sensitiva ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369772 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A neuropatia sensitiva de fibras finas pode ocorrer no paciente com diabetes mellitus, hanseníase, infecção por HIV, sarcoidose, amiloidose, mal de Tangier e doença de Fabry.
II. As doenças que não costumam provocar alteração sensitiva e autonômica são: diabetes mellitus, amiloidose, síndrome paraneoplásica, síndrome de Sjögren, porfiria, infecção por HIV e inflamatórias desmielinizantes.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B, porque a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa. A neuropatia sensitiva de fibras finas é uma condição que afeta os nervos responsáveis pela sensação de dor e temperatura, e é comumente associada a várias doenças, incluindo aquelas mencionadas na afirmativa I, como diabetes mellitus, hanseníase, infecção por HIV, sarcoidose, amiloidose, mal de Tangier e doença de Fabry. Todos esses quadros clínicos podem levar a alterações das fibras nervosas finas, com prejuízo das sensações de dor e temperatura, o que se enquadra na descrição de neuropatia sensitiva de fibras finas. Por outro lado, a afirmativa II é falsa porque as doenças listadas, incluindo diabetes mellitus e amiloidose, podem, sim, provocar alteração sensitiva e autonômica. Essas condições são conhecidas por afetar os nervos periféricos e podem causar neuropatias com diversas manifestações clínicas, incluindo disfunções autonômicas e sensitivas. Portanto, a afirmação de que essas doenças "não costumam provocar alteração sensitiva e autonômica" é incorreta. As síndromes paraneoplásicas, síndrome de Sjögren, porfiria, infecção por HIV e doenças inflamatórias desmielinizantes também são reconhecidas por sua capacidade de provocar distúrbios neurológicos, inclusive neuropatias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo