Analise as afirmativas a seguir:  I. A síndrome de hipertens...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369776 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. A síndrome de hipertensão intracraniana constitui-se do conjunto de sinais e sintomas decorrentes da quebra da relação volume/pressão intracraniana - na ineficiência dos mecanismos compensatórios - entre a massa encefálica e o crânio. 
II. As principais causas do aumento da pressão intracraniana podem ser divididas em: Lesões expansivas cerebrais, hemorragia, abscesso, toxoplasmose, tumor, trauma crânioencefálico, encefalopatia metabólica, meningoencefalites e encefalites, hidrocefalia hiperbárica, trombose do seio sagital superior e hipertensão intracraniana (HIC) idiopática.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Vamos analisar por que a alternativa A é a correta e entender melhor o conteúdo envolvido.

A síndrome de hipertensão intracraniana (HIC) é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas resultantes do aumento da pressão dentro do crânio. Isso ocorre quando há uma discrepância entre o volume intracraniano (massa encefálica, sangue e líquido cefalorraquidiano) e a capacidade de compensação pelo crânio, que é um espaço fechado e rígido.

No contexto da questão:

I. "A síndrome de hipertensão intracraniana constitui-se do conjunto de sinais e sintomas decorrentes da quebra da relação volume/pressão intracraniana - na ineficiência dos mecanismos compensatórios - entre a massa encefálica e o crânio."

Essa descrição está correta. Isso porque a síndrome de HIC realmente envolve a pressão intracraniana elevada decorrente da incapacidade dos mecanismos compensatórios de manterem a homeostase entre os componentes intracranianos.

II. "As principais causas do aumento da pressão intracraniana podem ser divididas em: Lesões expansivas cerebrais, hemorragia, abscesso, toxoplasmose, tumor, trauma crânioencefálico, encefalopatia metabólica, meningoencefalites e encefalites, hidrocefalia hiperbárica, trombose do seio sagital superior e hipertensão intracraniana (HIC) idiopática."

Essa afirmativa também está correta. Ela lista diversas causas que podem levar ao aumento da pressão intracraniana, desde lesões físicas como traumas e tumores, até condições infecciosas e metabólicas, além de menções específicas como a hidrocefalia e a HIC idiopática.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

B. "A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa."

Essa alternativa está incorreta porque ambas as afirmativas são verdadeiras, como explicado anteriormente.

C. "A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa."

Essa alternativa também está incorreta, pois, mais uma vez, ambas as afirmativas são verdadeiras.

D. "As duas afirmativas são falsas."

Essa alternativa está incorreta porque, conforme discutido, tanto a afirmativa I quanto a afirmativa II são verdadeiras.

Portanto, a alternativa A é a que reúne corretamente as informações sobre a síndrome de hipertensão intracraniana e suas causas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a A: "As duas afirmativas são verdadeiras". A explicação para esta resposta é que a afirmativa I está correta, pois a síndrome de hipertensão intracraniana de fato envolve uma série de sinais e sintomas que ocorrem quando há uma descompensação na relação entre o volume do conteúdo intracraniano (cérebro, sangue e líquido cefalorraquidiano) e a capacidade do crânio, o que leva a um aumento da pressão intracraniana. Os mecanismos compensatórios que normalmente ajudam a manter a pressão intracraniana estável podem falhar em algumas condições patológicas, resultando na síndrome. Quanto à afirmativa II, ela também é verdadeira, pois descreve várias condições clínicas que podem levar ao aumento da pressão intracraniana. Lesões expansivas como tumores ou hemorragias, processos infecciosos como abscessos e encefalites, condições metabólicas, hidrocefalia e trombose venosa cerebral são todas causas reconhecidas de aumento da pressão intracraniana. Além disso, a hipertensão intracraniana idiopática ou pseudotumor cerebral é uma condição na qual a pressão intracraniana está elevada sem uma causa identificada. Portanto, com base nessas informações, concluímos que ambas as afirmativas estão corretas e refletem o conhecimento aceito sobre a síndrome de hipertensão intracraniana e suas causas.

A ALTERNATIVA CORRETA É: A) AS DUAS AFIRMATIVAS SÃO VERDADEIRAS.

ANÁLISE DAS AFIRMATIVAS:

  • I. A síndrome de hipertensão intracraniana constitui-se do conjunto de sinais e sintomas decorrentes da quebra da relação volume/pressão intracraniana - na ineficiência dos mecanismos compensatórios - entre a massa encefálica e o crânio.
  • Esta afirmativa está correta. A síndrome de hipertensão intracraniana (HIC) ocorre quando há uma alteração no equilíbrio entre o volume do cérebro, do líquido cefalorraquidiano e do sangue no interior do crânio. Quando essa relação se rompe, como em condições que aumentam a massa encefálica ou o volume do líquido cefalorraquidiano, pode haver um aumento da pressão intracraniana, levando a sinais e sintomas clínicos característicos.
  • II. As principais causas do aumento da pressão intracraniana podem ser divididas em: Lesões expansivas cerebrais, hemorragia, abscesso, toxoplasmose, tumor, trauma crânioencefálico, encefalopatia metabólica, meningoencefalites e encefalites, hidrocefalia hiperbárica, trombose do seio sagital superior e hipertensão intracraniana (HIC) idiopática.
  • Esta afirmativa também está correta. As causas de hipertensão intracraniana incluem uma série de condições, como lesões expansivas (ex: tumores, abscessos), hemorragias, infecções cerebrais, hidrocefalia e até condições como a hipertensão intracraniana idiopática. A menção à "hipertensão intracraniana idiopática" é um termo clínico para uma causa de HIC sem explicação óbvia de origem.

EM RESUMO: Ambas as afirmativas são verdadeiras, sendo que a primeira descreve corretamente a fisiopatologia da hipertensão intracraniana e a segunda lista corretamente suas possíveis causas.

PONTOS CHAVE:

  • A síndrome de hipertensão intracraniana é caracterizada pela quebra do equilíbrio entre o volume cerebral, sangue e LCR.
  • As causas da hipertensão intracraniana são diversas, incluindo lesões cerebrais, trauma, infecções, hidrocefalia, entre outras.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo