Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semissól...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3034977 Engenharia Ambiental e Sanitária
Resíduos sólidos são resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
Considerando as principais características dos resíduos sólidos, avalie as afirmativas a seguir.

I. Periculosidade de um resíduo: Característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, podem apresentar: a) risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices; b) riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.
II. Toxicidade: Propriedade potencial que o agente tóxico possui de provocar, em maior ou menor grau, um efeito adverso em consequência de sua interação com o organismo.
III. Inflamabilidade: Um resíduo sólido é caracterizado como inflamável se uma amostra representativa dele apresentar qualquer uma das seguintes propriedades: a) ser líquida e ter ponto de fulgor inferior a 60°C; b) não ser líquida e ser capaz de, sob condições de temperatura e pressão de 25°C e 0,1 MPa (1 atm), produzir fogo por fricção, absorção de umidade ou por alterações químicas espontâneas e, quando inflamada, queimar vigorosa e persistentemente, dificultando a extinção do fogo; c) ser um oxidante definido como substância que pode liberar oxigênio e, como resultado, estimular a combustão e aumentar a intensidade do fogo em outro material; d) ser um gás comprimido inflamável.
IV. Corrosividade: Um resíduo é caracterizado como corrosivo se uma amostra representativa dele apresentar uma das seguintes propriedades: a) ser aquosa e apresentar pH inferior ou igual a 2, ou, superior ou igual a 12,5, ou sua mistura com água, na proporção de 1:1 em peso, produzir uma solução que apresente pH inferior a 2 ou superior ou igual a 12,5; b) ser líquida ou, quando misturada em peso equivalente de água, produzir um líquido e corroer o aço (COPANT 1020) a uma razão maior que 6,35 mm ao ano, a uma temperatura de 55°C, de acordo com USEPA SW 846 ou equivalente.
V. Patogenicidade: Um resíduo é caracterizado como patogênico se uma amostra representativa dele contiver ou se houver suspeita de conter, microorganismos patogênicos, proteínas virais, ácido desoxiribonucléico (ADN) ou ácido ribonucléico (ARN) recombinantes, organismos geneticamente modificados, plasmídios, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas capazes de produzir doenças em homens, animais ou vegetais.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado: Alternativa D - I, II, III, IV e V

O tema central desta questão é a classificação e características dos resíduos sólidos. Este é um tópico relevante no campo da engenharia ambiental e sanitária, pois compreender as propriedades dos resíduos sólidos é essencial para seu correto manejo e disposição final, prevenindo riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Vamos analisar cada afirmativa:

I. Periculosidade de um resíduo: A periculosidade é, de fato, uma característica que indica riscos à saúde pública e ao meio ambiente se o resíduo não for tratado adequadamente. Esta definição é abrangente e está correta no contexto de resíduos sólidos perigosos, conforme definido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

II. Toxicidade: A toxicidade relaciona-se à capacidade de um agente tóxico causar efeitos adversos em um organismo. Esta é uma definição padrão em toxicologia e está correta. A toxicidade é uma das características que classificam resíduos como perigosos.

III. Inflamabilidade: Esta definição cobre corretamente as condições sob as quais um resíduo é considerado inflamável. Os critérios apresentados, como ponto de fulgor e capacidade de combustão, estão de acordo com as normas de segurança e regulamentos como o da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (USEPA).

IV. Corrosividade: A corrosividade é bem definida com base no pH e na capacidade de corroer metais. Este critério é utilizado para classificar resíduos perigosos e está de acordo com as diretrizes da USEPA, que estabelece métodos para testes de corrosividade.

V. Patogenicidade: Esta afirmativa está correta, pois descreve a presença de agentes que podem causar doenças como característica de resíduos patogênicos. A presença de microorganismos e elementos genéticos capazes de causar doenças justifica essa classificação.

Com base na análise de cada afirmativa, todas estão corretas. Portanto, a opção correta é a alternativa D - I, II, III, IV e V.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - II, III, IV e V, apenas: Esta alternativa exclui a afirmativa I, que está correta sobre a periculosidade.

B - I, II e IV, apenas: Esta opção exclui as afirmativas III (inflamabilidade) e V (patogenicidade), ambas corretas.

C - II, IV e V, apenas: Esta alternativa também exclui a afirmativa I (periculosidade) e III (inflamabilidade), ambas corretas.

Entender as definições e classificações dos resíduos sólidos é essencial para a responsabilidade no seu manejo. Recomendo revisar as normas específicas e diretrizes nacionais e internacionais para uma compreensão mais aprofundada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo