O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (16)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O código de classificação tem a função de organizar, de maneira lógica, (classificar) os documentos, revelando assim a relação entre os mesmos e as atividades e funções que lhes deram origem, além dos assuntos de que tratam e a estrutura organizacional da instituição.
A tabela de temporalidade te a função de determinar, com base no código de classificação, os prazos de guarda dos documentos nos arquivos corrente e intermediário, bem como a sua destinação, que pode ser o recolhimento ou a guarda permanente.
Tanto a tabela quanto o código devem ser aplicados a todos os documentos da instituição, sejam eles oriundos das atividades meio ou finalísticas.
Gabarito do professor: Errado
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Tabela de temporalidade é o instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos ao arquivo permanente, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação, e possibilitará um controle eficaz sobre a produção documental. A tabela de temporalidade só deve ser aplicada após sua aprovação pela autoridade competente. Nela os documentos são mantidos de forma clara para se evitar interpretações erradas, especialmente quando se tratar de sua eliminação.
Abçs.
O instrumento que indica os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, resultado direto do processo de avaliação, é denominado TABELA DE TEMPORALIDADE.
TABELA DE TEMPORALIDADE: É O O INSTRUMENTO DE DESTINAÇÃO QUE DETERMINA OS PRAZOS EM QUE OS DOCUMENTOS DEVEM SER MANTIDOS NOS ARQUIVOS CORRENTES E/OU INTERMEDIÁRIO, OU RECOLHIDOS AOS ARQUIVOS PERMANENTES, ESTABELECIDOS CRITÉRIOS PARA MICROFILMAGEM E ELIMINAÇAO.
A TABELA DE TEMPORALIDADE SÓ DEVE SER APLICADA APÓS SUA APROVAÇÃO PELA AUTORIDADE COMPETENTE. NELA OS DOCUMENTOS SÃO DESCRITOS DE FORMA CLARA PARA SE EVITAR INTERPRETAÇÕES ERRADAS, ESPECIALMENTE QUANDO SE TRATAR DE SUA ELIMINAÇÃO.
FONTE: MARILENA LEITE PAES, ARQUIVO TEORIA E PRÁTICA 3ªEDIÇAO REVISTA E AMPLIADA. PG106
QUE DEUS NOS ABENÇOE GRANDEMENTE!
Trata-se da Tabela de Temporalidade, que é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária(periodo em que o documento será guardado), bem como sua destinação final(eliminação ou recolhimento para guarda permanente)
grande abraço
Marcelo
A tabela de temporalidade é um documento arquivistico que tem por finalidade, definir prazos de guarda e a destinação final dos documentos. Esse instrumento é resultado do processo de avaliação dos documentos e para sua criação tem que ser levado em consideração a teoria das três idades, que define parâmetros gerais para arquivamento e destinação dos documentos de arquivo.
Que Deus nos abençoe!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo