A respeito das causas de hipertensão secundária, assinale a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825329 Medicina
A respeito das causas de hipertensão secundária, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda o tema da hipertensão secundária, que se refere a um aumento da pressão arterial decorrente de uma causa identificável, ao contrário da hipertensão primária, que não possui uma causa clara. Para resolver questões sobre este tema, é importante compreender as várias condições médicas que podem levar à hipertensão secundária e os métodos diagnósticos associados.

Alternativa correta: C

A alternativa C afirma que o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica antes dos 30 anos e depois dos 50 anos é um possível indício de hipertensão secundária. Isso é correto porque, nesses grupos etários, a hipertensão frequentemente tem uma causa subjacente que precisa ser investigada, como doenças endócrinas ou renais.

Justificativa das alternativas incorretas:

A - A alternativa diz que Feocromocitoma é a principal causa de hipertensão secundária. Isso é incorreto. Embora o feocromocitoma possa causar hipertensão, ele é uma causa rara. As causas mais frequentes incluem doenças renais e distúrbios endócrinos, como o hiperaldosteronismo primário.

B - A alternativa menciona que a principal causa de doença renovascular é displasia fibromuscular. Isso é incorreto. A aterosclerose é a principal causa em adultos mais velhos. A displasia fibromuscular é uma causa mais comum entre mulheres jovens.

D - A alternativa sugere que uma relação aldosterona/atividade de renina plasmática > 15 ng/dL reforça o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário. Apesar de essa relação ser utilizada como critério diagnóstico, a medida correta é em outras unidades e valores, e o contexto de utilização não foi corretamente descrito na questão.

E - A alternativa afirma que o hiperaldosteronismo primário deve ser considerado sempre que houver hipertensão refratária associada à hipercalemia. Isso está incorreto, pois o hiperaldosteronismo primário está geralmente associado à hipocalemia, não hipercalemia.

Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o tema da hipertensão secundária e como abordar questões semelhantes no futuro. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra C, pois o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica antes dos 30 anos ou depois dos 50 anos pode ser um sinal de hipertensão secundária. A hipertensão secundária é uma forma de hipertensão causada por uma condição subjacente, como doença renal ou hormonal. Portanto, identificar a idade em que a hipertensão ocorre pode auxiliar no diagnóstico e tratamento adequados. É importante destacar que o diagnóstico de hipertensão secundária é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais, e deve ser conduzido por um médico especialista.

Muito infeliz essa afirmação de diagnóstico de hipertensão após os 50 ser sugestivo de HA 2a... se fosse assim precisaríamos rastrear quase todo mundo.

A diretriz de hipertensao da SBC fala níveis tensionais muito elevados (classe 3) em indivíduos com menos de 30 ou mais de 55 anos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo