Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Es...
Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014
Banca:
IDECAN
Órgão:
Prefeitura de Ubatuba - SP
Prova:
IDECAN - 2014 - Prefeitura de Ubatuba - SP - Procurador Municipal |
Q553441
Geografia
Texto associado
“Desde que colonizadores portugueses chegaram ao Brasil, há mais de quinhentos anos, eles exploraram, inicialmente, a mão de obra indígena. Entretanto, o contato com os homens brancos foi péssimo para a saúde dos índios. Além disso, os nativos conheciam muito bem o território e fugiam com facilidade. Por razões econômicas e também em busca de mão de obra qualificada, os portugueses começaram a trazer africanos escravizados para o Brasil. Os negros eram obrigados a vir para o país estranho, numa travessia de barco que levava meses, em condições precárias, para trabalhar forçadamente.”
(Revista Conhecimento Prático ‐ Geografia, nº 53, p. 30‐33.)
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no início de 2014, relativos ao resultado de sua pesquisa de emprego no Brasil, permitiram afirmar que a situação dos trabalhadores de cor negra no país se constitui da seguinte forma:
I. Embora a desigualdade entre brancos e negros tenha diminuído nos últimos anos, ela continua bastante alta.
II. O trabalhador negro no Brasil ganha, em média, pouco mais da metade do rendimento recebido pelos trabalhadores de cor branca.
III. As expectativas para a próxima década é que a diferença salarial entre brancos e negros seja reduzida graças à medida de adoção do sistema de cotas raciais para o ingresso nas universidades públicas.
É correto o que se afirma em