A crise gradual do Império originou-se das obsoletas institu...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (17)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário sobre a questão: A alternativa está correta. Durante o período do Brasil Império, houve uma crise gradual que foi se desenvolvendo em decorrência da manutenção de instituições que não mais se adequavam às novas demandas econômicas e sociais, tanto internas quanto no cenário internacional.
A monarquia brasileira, por exemplo, ainda se apoiava em estruturas coloniais e em uma economia fortemente dependente da escravidão, enquanto o mundo ao redor movia-se em direção à abolição da escravatura e ao desenvolvimento de novas formas de trabalho, assim como ao fortalecimento do capitalismo e do poder burguês.
Além disso, o crescimento das ideias republicanas e federalistas também evidenciava a inadequação do sistema monárquico centralizado e a necessidade de adaptações políticas que refletissem melhor a diversidade e as exigências das diferentes regiões do país.
Portanto, o gabarito correto é C, pois realmente a manutenção de estruturas obsoletas em um contexto de mudanças foi um dos fatores que contribuíram para a crise e eventual fim do Império no Brasil.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Instituições mantidas = Império"
O Brasil crescia economicamente impulsionado pelo café
e cada vez mais crescia o sentimento de REPÚBLICA tb favorecida pela abolição da escravização
não havia mais espaço para uma instituição tão obsoleta como o império enquanto outros paises do mundo já haviam adotado a REPÚBLICA
(O Brasil era o único país da América onde prevalecia o império)
CERTO.
1) O Brasil era a única monarquia das Américas. A partir dos anos 1870, com a criação do Partido Republicano e a publicação do Manifesto Republicano, as críticas ao sistema monárquico se intensificaram.
2) O Brasil era o único país das Américas a manter a escravidão. Após a Guerra do Paraguai, as críticas à escravidão também aumentaram. No início dos anos 1880 surge o movimento abolicionista brasileiro, com destaque para a atuação de Joaquim Nabuco. O movimento abolicionista também intensificou as críticas ao Império em seus anos finais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo