According to text 19A4-I, filmmakers and cinematographers im...
Text 19A4-I
It is a universal fact that cinema is a visual medium. Films have the power to overwhelm our senses as well as our minds, subjecting us to a variety of experiences that can range from the sublime to the devastating. Colours play a crucial role in this interesting phenomenon, forming an integral part of the composition of each frame and dictating how the viewer perceives the spectacle on the screen. Apart from the cinematic medium, colours have always been a part of our experience and how we make sense of the vastly nuanced world around us. Although science has definitively explained what colours are in terms of light, they have always mystified artists and philosophers like Arthur Schopenhauer and Ludwig Wittgenstein, who tried to understand their importance in anthropological frameworks.
More notably, the famous German poet and artist Johann Wolfgang von Goethe published a seminal exploration of colours in his 1810 work Theory of Colours. In it, he examined how each colour corresponds to various psychological states in the minds of human beings. He wrote, “Light and darkness, brightness and obscurity, or if a more general expression is preferred, light and its absence, are necessary to the production of colour… Colour itself is a degree of darkness.” Goethe’s theories might seem baselessly romantic in the 21st century but the underlying ideas have been implemented by filmmakers and cinematographers to curate the voyeuristic experiences of their audiences. Famed cinematographer Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work, insisting that colours do have a direct connection to the mind of the viewer.
Internet: <https://faroutmagazine.co.uk> (adapted).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D: utilizando cores para curar as experiências de seus espectadores.
Vamos entender por que esta é a resposta certa e analisar as alternativas incorretas.
O texto destaca o papel crucial das cores no cinema, mencionando que elas são uma parte integral da composição de cada cena e influenciam como o espectador percebe o que está na tela. Além disso, o texto fala sobre a importância das teorias de Goethe sobre as cores e como essas teorias são aplicadas por cineastas para criar experiências específicas para o público.
Alternativa D: Esta alternativa é correta porque os cineastas e cinematógrafos utilizam as teorias de Goethe sobre as cores para "curar as experiências de seus espectadores". Isso é claramente mencionado no texto, especialmente quando se discute como a visão artística de Vittorio Storaro baseia-se na obra de Goethe para conectar diretamente as cores à mente do espectador.
Alternativa A: Esta alternativa está incorreta porque, embora o texto mencione que filósofos e artistas tentaram entender as cores em "quadros antropológicos", não é dito que os cineastas se concentram exclusivamente nesses quadros ao escolher as cores em seus filmes.
Alternativa B: Esta alternativa está incorreta porque o texto claramente indica que os cineastas valorizam a relevância das cores no cinema, utilizando-as para criar experiências específicas para o espectador.
Alternativa C: Esta alternativa está incorreta porque, embora a ciência explique as cores em termos de luz, o texto foca mais na aplicação artística e psicológica das teorias de Goethe, e não em explicações científicas.
Alternativa E: Esta alternativa está incorreta porque o texto mostra exatamente o contrário: os cineastas utilizam as cores extensivamente para influenciar as experiências dos espectadores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com o texto, cineastas e diretores de fotografia implementam as teorias de cores de Johann Wolfgang von Goethe:
D. Utilizando cores para curar as experiências de seus espectadores.
- Alternativa A: "Focando exclusivamente em frameworks antropológicos em suas escolhas de cores." — O texto menciona que Goethe e outros filósofos consideravam a importância das cores em um contexto antropológico, mas não sugere que cineastas focam apenas nesses frameworks.
- Alternativa B: "Desconsiderando a relevância das cores no cinema." — Isso é o oposto do que o texto afirma. O texto explica que as cores são cruciais no cinema e que as teorias de Goethe são implementadas pelos cineastas.
- Alternativa C: "Apoiando-se em explicações científicas para usar as cores de forma eficaz." — O texto menciona que a ciência explica o que são as cores, mas a ênfase está em como os cineastas usam as cores de acordo com as teorias de Goethe, que vão além das explicações puramente científicas.
- Alternativa D: "Utilizando cores para curar as experiências de seus espectadores." — Esta alternativa é a correta. O texto fala sobre como os cineastas e diretores de fotografia usam as cores para criar experiências voyeurísticas para o público, com base nas ideias de Goethe sobre a conexão das cores com estados psicológicos.
- Alternativa E: "Evitando o uso de cores em seus filmes inteiramente." — O texto não sugere em nenhum momento que cineastas evitam o uso de cores. Pelo contrário, indica que as cores são uma parte integral do cinema.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo