Maintaining the original meaning of text 19A4-I, the excerpt...
Text 19A4-I
It is a universal fact that cinema is a visual medium. Films have the power to overwhelm our senses as well as our minds, subjecting us to a variety of experiences that can range from the sublime to the devastating. Colours play a crucial role in this interesting phenomenon, forming an integral part of the composition of each frame and dictating how the viewer perceives the spectacle on the screen. Apart from the cinematic medium, colours have always been a part of our experience and how we make sense of the vastly nuanced world around us. Although science has definitively explained what colours are in terms of light, they have always mystified artists and philosophers like Arthur Schopenhauer and Ludwig Wittgenstein, who tried to understand their importance in anthropological frameworks.
More notably, the famous German poet and artist Johann Wolfgang von Goethe published a seminal exploration of colours in his 1810 work Theory of Colours. In it, he examined how each colour corresponds to various psychological states in the minds of human beings. He wrote, “Light and darkness, brightness and obscurity, or if a more general expression is preferred, light and its absence, are necessary to the production of colour… Colour itself is a degree of darkness.” Goethe’s theories might seem baselessly romantic in the 21st century but the underlying ideas have been implemented by filmmakers and cinematographers to curate the voyeuristic experiences of their audiences. Famed cinematographer Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work, insisting that colours do have a direct connection to the mind of the viewer.
Internet: <https://faroutmagazine.co.uk> (adapted).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - "Vittorio Storaro’s artistic vision has been based on Goethe’s work."
Essa questão aborda o tema da influência das teorias de Goethe sobre as cores na visão artística do famoso cinematógrafo Vittorio Storaro. A compreensão dessa questão exige que o aluno entenda como reformular frases mantendo o sentido original, focando-se na estrutura gramatical e no significado das palavras.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B reescreve a frase original de forma correta. A frase original "Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work" é reformulada para "Vittorio Storaro’s artistic vision has been based on Goethe’s work" mantendo o mesmo sentido e estrutura gramatical. A forma passiva é utilizada corretamente, o que preserva o significado da frase original.
Análise das alternativas incorretas:
A - "Vittorio Storaro’s based for an artistic vision has influenced Goethe’s work."
Essa alternativa está incorreta porque altera completamente o sentido da frase original. Ela sugere que a visão artística de Storaro influenciou o trabalho de Goethe, o que não é o caso.
C - "Vittorio Storaro’s artistic vision was based on Goethe’s work."
Aqui, a frase está quase correta, mas usa o tempo verbal errado. O uso do passado simples "was based" não é apropriado no contexto original que utiliza o presente perfeito "has based". Isso altera a ideia de continuidade ou relevância atual.
D - "The artistic vision of Goethe’s work was the base for Vittorio Storaro."
Embora semântica e gramaticalmente correta, a estrutura dessa frase é desnecessariamente complexa e altera o foco, colocando Goethe como o sujeito principal, o que não é o objetivo da frase original.
E - "Goethe’s work has based Vittorio Storaro’s artistic vision."
Essa alternativa troca a ordem dos elementos na frase, o que pode confundir o leitor sobre quem baseou sua visão em quem. Além disso, a construção "has based" usada desta maneira não é gramaticalmente correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
LETRA C
“Vittorio Storaro has based his artistic vision on Goethe’s work”
Has based = Present Perfect. Estando no presente e mantendo os sentidos, já podemos eliminar a C e a D por estarem no passado (note o "was"). Letras A e E mudam o sentido por si só, considerando que o trabalho de Goethe é/foi influenciado por Vittorio, quando foi o contrário.
Gabarito: Letra B.
Bons estudos!
B. A visão artística de Vittorio Storaro tem sido baseada na obra de Goethe.
- Opção A: "A base para a visão artística de Vittorio Storaro influenciou a obra de Goethe." — Esta opção sugere incorretamente que a visão de Storaro influenciou a obra de Goethe, o que não é o que o texto original transmite.
- Opção B: "A visão artística de Vittorio Storaro tem sido baseada na obra de Goethe." — Esta opção mantém corretamente o significado original, indicando que a visão de Storaro é fundamentada nas teorias de Goethe.
- Opção C: "A visão artística de Vittorio Storaro foi baseada na obra de Goethe." — Esta opção altera o tempo verbal de presente perfeito para passado simples. Embora próximo em significado, implica que a base foi uma ação passada, enquanto o original sugere uma relevância contínua.
- Opção D: "A visão artística da obra de Goethe foi a base para Vittorio Storaro." — Esta opção desloca o foco para a visão de Goethe, em vez de para Storaro, alterando o significado.
- Opção E: "A obra de Goethe tem baseado a visão artística de Vittorio Storaro." — Esta opção não está gramaticalmente correta e altera a estrutura, tornando o significado confuso.
A opção B transmite corretamente que a visão artística de Vittorio Storaro está fundamentada na obra de Goethe, mantendo o significado original e o tempo verbal adequado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo