A pressão na rede pública é insuficiente para abastecer um r...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Válvula de retenção
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda a utilização de dispositivos em sistemas de abastecimento de água predial, especificamente em situações onde a pressão da rede pública é insuficiente e é necessário utilizar um reservatório em cota reduzida. O objetivo é compreender a função de componentes que asseguram o correto funcionamento desses sistemas.
Resumo Teórico:
Em instalações hidráulicas prediais, é comum encontrar situações em que a pressão da rede pública não é suficiente para abastecer diretamente os reservatórios elevados. Nessas situações, um reservatório em cota reduzida é utilizado para receber a água, que é então bombeada para o reservatório elevado, de onde a distribuição ocorre por gravidade. Um dos componentes críticos nesse sistema é a válvula de retenção, que impede o retorno de água para o reservatório inferior, assegurando que o fluxo seja sempre unidirecional. Isso é essencial para evitar desperdícios e garantir a eficiência do sistema.
De acordo com a NBR 5626:2020 - Instalação Predial de Água Fria, a válvula de retenção é um dispositivo utilizado para impedir o retorno do fluido no sentido contrário ao desejado, atuando automaticamente.
Justificativa da Alternativa Correta:
A alternativa C - Válvula de retenção é a correta porque este dispositivo é projetado especificamente para impedir que a água retorne ao reservatório em cota reduzida, garantindo o fluxo unidirecional necessário para o bom funcionamento do sistema de bombeamento.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Bóia: Este dispositivo é utilizado principalmente para controlar o nível de água em um reservatório, abrindo ou fechando a entrada de água conforme necessário. Ele não possui a função de impedir o retorno de água.
B - Crivo: Um crivo é usado para filtrar partículas e detritos da água, geralmente posicionado antes de bombas ou válvulas. Ele não tem a função de impedir o retorno da água.
D - Válvula de descarga: Este tipo de válvula é usado para liberar água rapidamente, por exemplo, em sistemas de esgoto ou descargas sanitárias. Ela não impede o retorno de água em sistemas de bombeamento.
Estratégias de Interpretação:
Para interpretar questões como esta, é fundamental compreender bem a função de cada componente em sistemas hidráulicos. Relacione o que cada dispositivo faz com o problema apresentado no enunciado. Preste atenção nas descrições técnicas e suas funcionalidades específicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 5626
5.4.3.5 Para proteção da fonte de abastecimento, um dispositivo de prevenção ao refluxo, do tipo conjunto combinado de válvula de retenção e quebrador de vácuo, ou outro similar, deve ser instalado junto a ela no caso de tipo de abastecimento direto.
Podem confundir:
CRIVO SIMPLES
peça dotada de pequenas aberturas, na forma de ranhuras ou perfurações, que impedem a entrada de pequenos resíduos ou objetos no interior da tubulação de sucção, evitando que venham a danificar a bomba.
VÁLVULA DE PÉ COM CRIVO
Válvula que evita a necessidade de escorva frequente, ou seja, tem o objetivo de reter a coluna d'água, quando houver paralisação das bombas, facilitando dessa forma sua reativação. Pode ser dotada de crivo simples.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo