A sensação de estar acabado ou síndrome do esgotamento profi...
A sensação de estar acabado ou síndrome do esgotamento profissional é um tipo de resposta prolongada a estressares emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. Tem sido descrita como resultante da vivência profissional em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a representação que a pessoa tem de si e dos outros. O trabalhador que antes era muito envolvido afetivamente com seus clientes, com os seus pacientes ou com o trabalho em si, desgasta-se e, em um dado momento, desiste, perde a energia ou se "queima" completamente. O texto acima refere-se mais adequadamente a qual das patologias listadas a seguir?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - Síndrome de Burnout.
A Síndrome de Burnout é caracterizada pelo esgotamento físico e mental relacionado ao trabalho. O enunciado da questão descreve de forma clara os principais aspectos dessa síndrome: uma resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no ambiente de trabalho, levando à exaustão emocional, despersonalização e redução do sentimento de realização pessoal.
Vamos explorar agora as razões pelas quais as outras alternativas estão incorretas:
A - Transtorno orgânico de personalidade: Este transtorno está relacionado a alterações de personalidade devido a causas físicas, como lesões cerebrais, e não se encaixa na descrição de esgotamento profissional por estresse emocional.
C - Depressão: A depressão é uma condição clínica que pode ter várias causas, incluindo fatores biológicos e psicológicos. Embora possa haver sintomas de esgotamento, a depressão não está necessariamente ligada ao contexto específico do ambiente de trabalho, como ocorre com a Síndrome de Burnout.
D - Transtorno mental orgânico ou sintomático não específico: Este é um termo amplo para problemas mentais com causas físicas, sem especificar o tipo de esgotamento emocional devido ao ambiente de trabalho, portanto, não se alinha com a descrição dada.
E - Síndrome pós-traumática: Conhecida como Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), esta condição decorre de experiências traumáticas extremas, como acidentes ou violência, e não está especificamente relacionada ao contexto de estresse ocupacional crônico descrito no enunciado.
Compreender a diferença entre esses termos é essencial para qualquer profissional da área de saúde ocupacional, pois cada uma dessas condições tem intervenções distintas. A Síndrome de Burnout é um tema cada vez mais relevante e estudado, principalmente em profissões que envolvem intenso contato interpessoal, como educação e saúde.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo