Segundo o Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manu...
Segundo o Guia Referencial para Medição de Desempenho e Manual para Construção de Indicadores do Ministério do Planejamento, existem seis categorias básicas de indicadores de desempenho:
Efetividade são os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos. A efetividade está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, a transformação produzida no contexto em geral.
Eficácia é a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.
Eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.
Execução refere-se à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos,
Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/ excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.
Economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidos pelo input, gerindo-se adequadamente os recursos financeiros e físicos.
Avalie os exemplos abaixo fornecidos para cada tipo de Indicador:
1) Efetividade - Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
2) Eficácia - percepção da população quanto à confiança nas instituições públicas;
3) Eficiência - gastos em saúde per capita;
4) Execução - taxa de liquidação;
5) Excelência - percentual de organizações públicas da administração direta e indireta candidatas no Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF;
6) Economicidade - custeio e outros gastos administrativos.
Estão corretos os exemplos: