Em termos de abrangência, a Política Nacional de Resíduos Só...
(1) Gestão integrada de resíduos sólidos
(2) Gerenciamento de resíduos sólidos
(3) Disposição final ambientalmente adequada
(4) Destinação final ambientalmente adequada
( ) São conjuntos de ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final dos resíduos.
( ) São ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos, de forma a considerar as dimensões: política, econômica, ambiental, cultural e social.
( ) É a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
( ) Ela inclui a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação, aproveitamento energético e disposição final de resíduos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - 2, 1, 3 e 4
A questão aborda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), um tema fundamental no estudo de Meio Ambiente e Saneamento Geral. A PNRS estabelece diretrizes, metas e estratégias para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, envolvendo tanto o setor público quanto o privado. Para resolver a questão, é necessário entender claramente as definições de termos específicos relacionados à gestão de resíduos sólidos.
Vamos analisar cada termo e suas respectivas definições:
1) Gestão integrada de resíduos sólidos: Refere-se ao conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos, considerando as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social. Esta definição corresponde à segunda descrição.
2) Gerenciamento de resíduos sólidos: Envolve ações nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final dos resíduos. Esta definição corresponde à primeira descrição.
3) Disposição final ambientalmente adequada: É a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, observando normas operacionais específicas para evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e minimizar os impactos ambientais adversos. Esta definição corresponde à terceira descrição.
4) Destinação final ambientalmente adequada: Inclui a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação, aproveitamento energético e disposição final de resíduos. Esta definição corresponde à quarta descrição.
Portanto, a ordem correta, de cima para baixo, é: 2, 1, 3 e 4, conforme indicado na alternativa B.
Justificativa das alternativas:
Alternativa A: Apresenta a sequência 1, 2, 3 e 4. Incorreta, pois as definições não correspondem aos termos na ordem apresentada.
Alternativa B: Apresenta a sequência 2, 1, 3 e 4. Correta, pois alinha corretamente as definições com os termos.
Alternativa C: Apresenta a sequência 2, 1, 4 e 3. Incorreta, pois inverte as definições de disposição final e destinação final.
Alternativa D: Apresenta a sequência 1, 2, 4 e 3. Incorreta, pois inverte as definições de gestão integrada e gerenciamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lei 12.305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos
Art.3°
VII - destinação final
VII - disposição final
X - gerenciamento de resíduos sólidos
XI - gestão integrada de resíduos sólidos
GABARITO: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo