Uma sociedade empresária precisa decidir sobre o uso de 3 a...
Se a performance é representada por Y e sabendo-se que
e os demais pressupostos inferenciais são atendidos, deseja-se saber se há evidências estatísticas que ao menos um algoritmo tenha performance diferente dos demais.
Considerando o ponto crítico da distribuição F(2,6) = 5,14, ao nível de significância a = 0,05, conclui-se que:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em um experimento onde são analisados I tratamentos em J observações, a análise de variância baseia-se na decomposição da variação total da variável resposta em partes que podem ser atribuídas aos tratamentos (variância entre) e ao erro experimental (variância dentro). Essa variação pode ser medida por meio das somas de quadrados definidas para cada um dos seguintes componentes:
SQres=SQtotal−SQtrat
A SQTrat também é chamada de variação Entre, que é a variação o existente entre os diferentes tratamentos e a SQRes é chamada de variação Dentro que é função das diferenças existentes entre as repetições de um mesmo tratamento.
Para testar a hipótese H0 de que os tratamentos não são significativos, utiliza-se o teste F a partir da estatística de controle
F=QMTrat /QMRes
=SQTrat/I−1 /SQRes/I(J−1)
em que F possui distribuição F de Snedecor com (I − 1 ) e I( J − 1 ) graus de liberdade no numerador e denominador, respectivamente.
Em nossa questão temos I = 3 tratamentos e J = 3 observações, de modo que
F=1
Como a estatística de teste foi inferior ao valor tabelado de 5,14, então não há evidência de que as performances sejam diferentes.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo