As formas farmacêuticas podem ser definidas como o estado f...
As formas farmacêuticas podem ser definidas como o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados, a fim de facilitar sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado.
Portanto, torna-se importante conhecer as principais formas farmacêuticas utilizadas no mercado, pois elas influenciam diretamente os efeitos de um fármaco no organismo. Nesse sentido, avalie as sentenças a seguir em verdadeiro (V) ou falso (F):
(__) As cápsulas duras são mais adequadas para comportar substâncias líquidas/semissólidas que as cápsulas moles.
(__) A Neosaldina®️ apresenta Dipirona em sua formulação com a vantagem, quando comparada a Dipirona, de ter o sabor mais agradável por ser um emplasto.
(__) Entre todas as formas farmacêuticas líquidas, o elixir é aquele conhecido por ser uma solução hidroalcoólica cujo uso envolve a deglutição da substância.
(__) Denomina-se solução como a forma farmacêutica líquida límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado, ou numa mistura de solventes miscíveis.
(__) A diferença entre forma farmacêutica de liberação prolongada e liberação retardada é que, nessa última, o fármaco apresenta uma demora maior na liberação do princípio ativo quando comparado aos medicamentos de liberação imediata.
A sequência CORRETA é: