A palavra “porquinho-da-índia” foi formada pelo mesmo proce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1276693 Português
Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas. . .
— O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
Manuel Bandeira
A palavra “porquinho-da-índia” foi formada pelo mesmo processo que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - malmequer.

Vamos entender por quê.

Esta questão aborda o tema da formação de palavras. Especificamente, trata-se da composição por aglutinação, onde dois ou mais elementos se unem, resultando em uma nova palavra, na qual ocorre uma fusão de fonemas. Um exemplo claro é a palavra “porquinho-da-índia”.

Vamos analisar as alternativas:

A - malmequer: Essa palavra é formada pela união de “mal” + “me” + “quer”. Aqui, temos um caso de composição por aglutinação, onde há a fusão de palavras sem a manutenção total de seus elementos originais. Portanto, a formação é a mesma de “porquinho-da-índia”. Essa é a alternativa correta.

B - pontiagudo: Embora pareça uma composição, ela é um exemplo de composição por justaposição, onde as palavras “ponta” e “agudo” se juntam, mas sem alteração significativa nos elementos originais. Não sofrem fusão de fonemas, ao contrário do que ocorre em “porquinho-da-índia”. Alternativa incorreta.

C - planalto: Formada pela junção de "plano" + "alto", é outro caso de justaposição. As palavras permanecem completas em sua junção. Portanto, não se trata do mesmo processo que “porquinho-da-índia”. Alternativa incorreta.

D - ultravioleta: Aqui temos um caso de justaposição entre “ultra” e “violeta”. As palavras se unem sem alteração fonética. Mais uma vez, não é o mesmo processo de formação de "porquinho-da-índia". Alternativa incorreta.

E - boteco: Esta palavra é um exemplo de derivação, e não de composição. Vem do português coloquial, representando uma forma reduzida de “botequim”. Alternativa incorreta.

Portanto, a formação de "porquinho-da-índia" é mais bem representada pela palavra “malmequer”, sendo ambas fruto da composição por aglutinação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO A

“porquinho-da-índia”

"malmequer."

Na composição por justaposição ocorre a junção de duas ou mais palavras ou radicais, sem que haja alteração desses elementos formadores, ou seja, mantêm a mesma ortografia e acentuação que tinham antes da composição, havendo apenas alteração do significado.

A questão aborda o assunto formação das palavras e quer que indiquemos qual alternativa tem a mesma formação da palavra em destaque. Existem duas modalidades de formação e são elas: derivação e composição.

Derivação é o processo pelo qual de uma palavra se formam outras, por meio da agregação de certos elementos que lhe alteram o sentido. Tais elementos se chamam prefixos ou sufixos, segundo se coloquem antes ou depois da palavra derivante.

Composição é o processo pelo qual se cria uma palavra pela reunião de dois ou mais elementos vocabulares de significação própria, de tal sorte que o conjunto deles passe a formar um todo com significação nova.

“porquinho-da-índia”

A palavra está associada a uma formação por composição, pois está sendo formada por mais de uma palavra porquinho + índia= estão formando uma outra palavra ao se unirem por meio do hífen e a preposição e assim não houve perda de nenhum elemento, podemos dizer que a formação foi de maneira justa (justaposição).

Vejamos as alternativas:

a) malmequer.

Correta. As palavras mal+ me+ quer = estão formando uma outra palavra sem a perde de nenhum elemento assim formando a palavra malmequer, portanto temos aqui composição por justaposição.

b) pontiagudo.

Incorreta. As palavras quando se unem com perda de um dos elemento para se formarem outras é porque houve uma formação por composição de aglutinação. Na palavra (ponta+ aguda)= pontiagudo podemos ver que aconteceu a perda de um dos elementos e por isso é uma composição por aglutinação.

c) planalto.

Incorreta. Aqui como na explicação da alternativa "b" também houve uma formação pela união de duas palavras havendo perda de elementos (plano + alto)= planalto, assim formando composição por aglutinação.

d) ultravioleta.

Incorreta. Aqui houve uma formação por derivação, pois está juntando o prefixo (ultra) na palavra violeta, assim formando uma derivação prefixal (antes da palavra).

e) boteco.

Incorreta. Aqui houve a derivação regressiva. Na derivação regressiva ocorre exatamente o oposto: o termo derivado resulta da redução do derivante, por isso que a este se lhe subtrai um segmento terminal. Boteco (botequim).

Referência bibliográfica.

ROCHA LIMA, C. H. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 56 ed- Rio de Janeiro. Editora José Olympio 2020.

GABARITO A

A) Composição por justaposição;

B) Composição por aglutinação;

C) Composição por aglutinação;

D) Derivação prefixal;

E) Derivação regressiva.

porquinho-da-índia

-

Mal-me-quer

28/11/2021

GAB.A✔

A) malmequer✔ (Composição por justaposição,não há perda de elementos)

B) pontiagudo ( ponta + aguda, Composição por aglutinação,pode haver perda ou ganho de palavras)

C) planalto (plano+ alto ,vide "B")

D) ultravioleta (Derivação prefixal)

E)boteco ( Derivação regressiva ,redução de uma palavra primitiva)

-Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo