O declínio da capacidade funcional, entendida como a competê...
O declínio da capacidade funcional, entendida como a competência fisiológica em realizar atividades da vida diária com autonomia, segurança, independência e sem fadiga excessiva, pode ser explicado em grande parte pela perda de eficiência dos sistemas cardiorrespiratório, neuromuscular, osteoarticular e somato-sensorial induzida pelo processo de envelhecimento associado à redução do nível de atividade física habitual.
Avalie as afirmações a seguir:
I - O treinamento de força, no qual a resistência contra a ação de um músculo é progressivamente aumentada, é um elemento chave para o sucesso do programa de treinamento com o idoso.
II - O treinamento aeróbico, realizado de maneira contínua, que utiliza o oxigênio como principal fonte de energia para geração de trabalho muscular, deve ser evitado devido ao risco de elevação da pressão arterial em idosos.
III - O treinamento funcional, que se baseia na aplicação de exercícios integrados, multiarticulares e multiplanares, combinados a movimentos de aceleração, redução e estabilização, pode ser uma estratégia eficaz e segura para provocar respostas adaptativas relacionadas à funcionalidade do idoso.
É correto apenas o que se afirma em