O diagrama da UML, considerado o tipo mais comum de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q450040 Engenharia de Software
O diagrama da UML, considerado o tipo mais comum de diagrama de interação, que mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos, e o diagrama que permite visualizar como os usuários interagem com o sistema são, respectivamente, os diagramas de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - sequência e de casos de uso.

A UML (Unified Modeling Language ou Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem padrão para modelagem de sistemas, que permite aos engenheiros de software expressar, de forma visual e padronizada, a estrutura e o comportamento dos sistemas que estão projetando. Dentro da UML, existem diversos tipos de diagramas, sendo que cada um serve a um propósito específico dentro do processo de desenvolvimento de software.

Um diagrama de sequência é um tipo de diagrama de interação que mostra como os objetos interagem entre si e em que ordem isso ocorre, através da representação das mensagens trocadas. Este diagrama é muito útil para visualizar a sequência de chamadas de métodos ou funções e como diferentes partes de um sistema colaboram para realizar uma função.

Por outro lado, um diagrama de casos de uso descreve as interações entre os usuários (atores) e o sistema, mas de um ponto de vista mais alto nível, mostrando as funcionalidades oferecidas pelo sistema e como os usuários podem utilizá-las. Estes diagramas são essenciais para entender os requisitos do sistema e como ele deve se comportar em diferentes cenários de uso.

A alternativa D é correta porque identifica exatamente estes dois tipos de diagramas e suas finalidades. O diagrama de sequência é, de fato, um diagrama de interação comum, que se concentra nas mensagens passadas entre objetos. Já o diagrama de casos de uso é fundamental para compreender como os usuários vão interagir com o sistema, facilitando a comunicação entre a equipe técnica e os stakeholders e ajudando na definição de requisitos.

As demais alternativas são incorretas porque misturam diagramas com propósitos diferentes que não se relacionam diretamente com o foco da questão, que é a interação entre objetos e entre usuários e o sistema.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diagrama de Sequência é uma das ferramentas UML usadas para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos (procedimentos ou funções). Este diagrama é construído a partir do Diagrama de Casos de Usos. Primeiro, define-se qual o papel do sistema (Use Cases), depois, é definido como o software realizará seu papel (Sequência de operações).

Um caso de uso representa uma unidade discreta da interação entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_caso_de_uso

O primeiro exemplo não seria comunicação ?

d-

Diagramas de sequencia descrevem ordem temporal para fim de atividade.

 

De casos de uso - fase de levantamento e analise dos requisitos. Mostra interacoes com sistema.

Uma maneira rápida de decorar quais são os diagramas estruturais que eu encontrei foi essa:

C = classes

O = objetos

C = componentes

I = implantação

P = pacotes

E = Estrutura

composta "C O C I P E"

Assim, vc guarda essa palavra e o que não for estrutural é comportamental.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo