A verificação da pressão do cuff faz parte da rotina do fis...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - Vedação da traqueia é a correta, pois não corresponde a um efeito adverso de altas e baixas pressões do cuff. Vamos entender melhor.
Quando falamos de cuff, estamos nos referindo ao balonete inflável presente em tubos endotraqueais ou cânulas de traqueostomia. A pressão do cuff é crucial para garantir a vedação na traqueia, o que é necessário para uma ventilação mecânica eficaz e para prevenir a aspiração de secreções.
Entretanto, tanto pressões muito altas quanto muito baixas podem trazer efeitos adversos:
- Pressões Altas: Podem causar isquemia dos vasos e traqueomalácia, além de fístulas traqueoesofágicas, devido à compressão excessiva das estruturas adjacentes.
- Pressões Baixas: Podem permitir a broncoaspiração, já que não garantem uma vedação adequada, permitindo que secreções entrem nas vias aéreas inferiores.
A vedação da traqueia é, na verdade, o objetivo desejado da pressão adequada do cuff, e não um efeito adverso. Por isso, é a alternativa correta que não se encaixa como um efeito adverso.
Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre os efeitos da pressão do cuff no manejo respiratório de pacientes sob ventilação mecânica. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: D
O cuff, ou balonete do tubo endotraqueal é um dispositivo serve para obstruir ao redor das vias aéreas, evitando assim fatores que pode agravar o quadro clínico dos pacientes como aspirações e surgimento de lesões.
Vedação da traqueia é uma função do cuff e não um efeito adverso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo