Considere: As decisões referentes ...... medidas que dize...
Atenção: A questão abaixo baseia-se no texto
seguinte.
O tempo não perdoa o que se faz sem ele, costumava dizer Ulysses Guimarães, citando Joaquim Nabuco. Desse modo ensinava a importância na política do apropriado discernimento do momento oportuno. Não é fácil a identificação desse momento, pois, entre outras coisas, requer conjugar o tempo individual de um ator político com o tempo coletivo de um sistema político e de uma sociedade. Além disso, o tempo flui e é instável no seu movimento, e não só na política. É o caso do tempo na meteorologia, cada vez menos previsível por obra das mudanças climáticas provocadas pela ação humana.
A vasta reflexão dos pensadores, dos poetas e cientistas sobre o estatuto do tempo e seu entendimento aponta para uma complexidade que carrega no seu bojo o desafio de múltiplos significados, cabendo lembrar que a função da orientação é inerente à busca do saber a respeito do tempo. Assim, uma coisa é conhecer o tempo do relógio, que molda o mensurável de uma jornada de trabalho. Outra coisa é lidar com a não mensurável duração do tempo vivido, que perdura na consciência, e não se confunde, por sua vez, com o tempo do Direito, que é o tempo normatizado dos prazos, dos recursos, da prescrição, da coisa julgada, da vigência das leis e do drama cotidiano da lentidão da Justiça.
A busca do saber sobre o tempo tem, como mencionei, uma função de orientação. Neste século XXI, é preciso parar para pensar a vertiginosa instantaneidade dos tempos e os problemas da sua sincronização, que a revolução digital vem intensificando.
A tradicional sabedoria dos provérbios portugueses
diferencia o tempo do falcão e o tempo da coruja. O tempo do
falcão é o da rapidez e da violência. É este o tempo que nos
cerca. O tempo da coruja é o da sabedoria − a sabedoria que
nos falta para lidar com a estrutura de possibilidades do tempo
no mundo em que estamos inseridos.
(Celso Lafer. Trecho, com adaptações, de artigo publicado em
O Estado de S. Paulo, 20 de novembro de 2011. A2, Espaço
Aberto)
As decisões referentes ...... medidas que dizem respeito ...... toda a sociedade devem ser tomadas com sabedoria, cada uma ...... seu tempo.
As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ocorre crase antes de locuções conjuntivas e prepositivas; à medida que, à força de...
Não ocorre a Crase
antes de pronomes em geral:
Não vou a qualquer parte.
Fiz alusão a esta aluna.
Crase facultativa
Antes de pronome possessivo feminino---> o exemplo da questão é pronome possessivo masculino, dessa forma jamais ocorre crase.
"As decisões referentes ÀS medidas que dizem respeito A toda a sociedade devem ser tomadas com sabedoria, cada uma A seu tempo. "
Não me parece que o "às medidas que" seja uma locução conjuntiva não.
A crase se faz necessária pela regência do "referentes" que pede preposição "a" e o artigo "as" que antece "medidas" (substantivo feminino). O "que" seguinte é um pronome relativo "referentes às medidas as quais (=que)..."
As demais já foram abordadas pela colega!
[]s
Valeu!!
"dizem respeito A toda a sociedade"
A preposição "a" também pode ser solicitada por regência nominal ("respeito a"), não apenas verbal.
Tem uma regrinha que diz, via de regra (pq tem exceções), que não tem crase antes de pronome indefinido. "toda" é pronome indefinido.
Eu prefiro entender o "porquê" em vez de decorar regras de crase.
Por que não tem a crase? Porque "toda" não aceita artigo precedendo-o. Como determinar (com o uso do artigo definido) algo que é indefinido?
Logo este "a" é apenas preposição!
[]s
Crase= fusão de 'a' prep. + 'a' artigo. ùnico caso de regência nominal que exige preposição e aceita artigo acima é "As decisões referentes ...... medidas"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo