A hanseníase ainda é uma doença endêmica no Brasil e perde ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão aborda o manejo da reação tipo 2 na hanseníase, conhecida como eritema nodoso hansênico (ENH). É importante entender as características clínicas, epidemiológicas e o tratamento dessa reação para responder corretamente.
Alternativa Correta: B
Justificativa: A alternativa B descreve adequadamente as características do eritema nodoso hansênico, que são a presença de nódulos eritematosos, dolorosos e infiltrados que podem acometer o tronco e membros, além de provocar sintomas sistêmicos como febre e mal-estar. Estas são manifestações típicas da reação tipo 2 na hanseníase.
Análise das alternativas incorretas:
A. Esta alternativa está incorreta porque a reação tipo 2 é mais comum em pacientes com hanseníase multibacilar, como a forma virchowiana, ao contrário do que afirma sobre doentes paucibacilares.
C. O tratamento de primeira linha para o eritema nodoso hansênico é feito com talidomida ou corticosteroides, e não com azatioprina ou ciclosporina, como mencionado. Além disso, o cuidado principal se dá em relação a efeitos colaterais, e não tanto à função renal.
D. O eritema nodoso hansênico pode ocorrer independentemente do uso de poliquimioterapia e não é exclusivamente uma reação à Dapsona. Assim, esta afirmação é incorreta.
E. O uso da talidomida é, na verdade, uma das principais formas de tratamento do eritema nodoso hansênico, apesar dos seus efeitos colaterais potenciais. Portanto, a afirmação de que está proscrito está errada.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Tipo 2
- Placas e nódulos eritematoso que podem ulcerar
- Febre, mal estar, mialgia, linfonodomegalia dolorosa, neurite, artralgia, artrites, iridociclite, irites, orquite, hepatoesplenomegalia dolorosa, icterícia
- Eritema nodoso hansênico
- Sinais e sintomas:
- manchas ou “caroços” na pele, quentes, dolorosos e avermelhados, às vezes ulcerados; e/ou • febre, “dor nas juntas”, mal-estar; e/ou • ocasionalmente dor nos nervos periféricos (mãos e pés); e/ou • comprometimento dos olhos; e/ou • comprometimento sistêmico (anemia severa aguda, leucocitose com desvio à esquerda, comprometimento do fígado, baço, linfonodos, rins, testículos, suprarrenais).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo