Um dos exames complementares mais utilizados em odontologia...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a interpretação de características radiográficas de diferentes patologias orais e maxilofaciais. Para responder corretamente, é fundamental o conhecimento sobre as características típicas que cada patologia apresenta nas radiografias.
A alternativa correta é a letra D. Esta alternativa está correta porque descreve erroneamente uma característica radiográfica que não é típica dos cistos naso-labiais. O aspecto de “pêra” citado é, na verdade, associado a cistos globulomaxilares, não aos naso-labiais. Portanto, a descrição dada não corresponde a essa patologia.
Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão corretas:
A - O Cisto Dentígero está realmente associado à coroa ou parte da coroa de dentes permanentes. Essa é a característica típica dessa patologia, tornando esta alternativa correta.
B - O Odontoma composto apresenta uma imagem radiopaca irregular, frequentemente associada a um dente retido. A presença de dentículos e áreas radiolúcidas faz parte do estroma do tumor, o que também está correto.
C - No Granuloma, a solução de continuidade da lâmina dura e a área radiolúcida com contorno bem delimitado são características típicas, portanto, a descrição está correta.
E - O Abscesso periodontal realmente se apresenta como uma zona radiolúcida difusa, localizada na face lateral da raiz. Essa descrição também reflete corretamente a característica da lesão, variando conforme a etapa, destruição óssea e localização.
Conclusão: A opção D é a única que descreve incorretamente as características de uma patologia específica, justificando sua escolha como resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os dentes mais frequentemente acometidos são os terceiros molares inferiores e os caninos superiores, respectivamente. Entretanto pode estar associado a qualquer elemento; são mais raros nos dentes decíduos
O cisto nasolabial tem a sua origem em tecidos moles, assim, NÃO há alteração radiográfica. Há exceção quando a pressão feita pelo cisto reabsorve o osso subjacente.
O cisto do ducto nasopalatino que pode possuir o aspecto radiográfico de pera invertida em razão da resistência das raízes dos dentes adjacentes ou o formato de coração, devido a sobreposição da espinha nasal ou pela chanfradura produzida pelo septo nasal.
Fonte: Patologia Oral e Maxilofacial - Neville.
Gabarito: Letra d
raro nao quer dizer que nao acontece ne
Uma das características peculiares do cisto nasolabial é sua localização extra-óssea, envolvendo apenas tecidos moles; porém, achados radiográficos podem estar presentes quando a pressão cística resultar em erosão óssea no osso maxilar e assoalho nasal
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo