De acordo com a norma padrão, o motivo pelo qual a palavra ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema gramatical abordado nesta questão é a acentuação gráfica. A questão pede para identificar outra palavra com a mesma justificativa de acentuação da palavra “pensávamos”.
A palavra “pensávamos” é acentuada por ser uma palavra proparoxítona. Proparoxítonas são palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica, e, segundo a regra, todas são acentuadas.
Vamos analisar cada alternativa:
- A - fóton: Esta palavra é uma paroxítona terminada em “n” e é acentuada por essa regra. Não é a mesma regra de acentuação da palavra “pensávamos”.
- B - mantêm: Esta palavra é uma forma verbal do verbo manter na terceira pessoa do plural do presente do indicativo, acentuada por ser uma oxítona terminada em “em”. Não se aplica a mesma regra de “pensávamos”.
- C - depressão: Trata-se de uma oxítona, acentuada por terminar em “ão”. Mais uma vez, não é a mesma regra de acentuação de “pensávamos”.
- D - físico: Esta palavra é uma proparoxítona, assim como “pensávamos”, e é acentuada pela mesma razão: a antepenúltima sílaba é tônica. Portanto, esta é a alternativa correta.
Para resolver questões de acentuação, é importante identificar a sílaba tônica da palavra e verificar a regra específica que justifica o acento. Palavras proparoxítonas são sempre acentuadas, o que simplifica a identificação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas - Todas são acentuadas. Esta regra prevalece sobre outras. Por exemplo, caso a banca diga que a palavra friíssimo é acentuada pela regra dos hiatos (I e U), isso estará errado, pois a palavra é proparoxítona; devido a isso, dizemos que ela é acentuada por ser proparoxítona. Parece bobo dizer tal coisa, mas, na hora da prova, o nervosismo pode atrapalhar você... e não queremos isso.
Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Obs.: “Deficit, superavit e habitat” devem agora ser escritas sem acento, segundo a nova ortografia, pois são latinismos invariáveis. Além disso: no plural, não há acréscimo de “s”: o superavit, os superavit. Existe a variante aportuguesada “défice”. Eita linguinha complicada!
Pestana (2012)
GABARITO: D
Pen-sá-va-mos (proparoxítona)
Fí-si-co (proparoxítona)
Bons estudos.
GABARITO D
TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS !!
bons estudos
GABARITO: LETRA D
Regra de Acentuação para Proparoxítonas
Todas são acentuadas.Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo