Associe a primeira coluna com a segunda. 1 - Regime de Empr...
Associe a primeira coluna com a segunda.
1 - Regime de Empreitada
2 - Regime de Empreitada por Preço Unitário
3 - Regime de Empreitada por Preço Global
( A ) Quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas.
( B ) Forma de contratação que contempla critério de apuração do valor da remuneração a ser paga, pela administração pública, ao contratado em razão da execução do objeto.
( C ) Quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total.
Assinale a alternativa que traz a sequência correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os regimes de empreitada, que são formas de contratação de obras ou serviços de engenharia. Esses conceitos são fundamentais para arquitetos que trabalham com planejamento e controle de obras, especialmente em contextos de concursos públicos.
A alternativa correta é: C - 1-B, 2-A, 3-C.
Vamos agora entender por que essa é a alternativa correta, examinando cada associação:
1 - Regime de Empreitada: Essa é uma forma geral de contratação sem especificar o tipo de preço. A descrição correta é a B, que menciona um critério de apuração do valor da remuneração, em geral.
2 - Regime de Empreitada por Preço Unitário: Aqui, a obra ou serviço é contratado por um preço certo de unidades determinadas. Isso se encaixa perfeitamente na descrição A.
3 - Regime de Empreitada por Preço Global: Neste caso, o contrato é feito por um preço certo e total, ou seja, um valor global para toda a obra ou serviço. Isso corresponde à descrição C.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
Alternativa A - 1-C, 2-A, 3-B: Esta opção está incorreta porque associa um preço total ao Regime de Empreitada (1-C) e tenta colocar o critério de remuneração (1-B) no regime de empreitada por preço global.
Alternativa B - 1-A, 2-B, 3-C: Essa opção associa o preço por unidade (2-A) ao regime geral, o que é incorreto, e coloca a descrição de critério de remuneração (2-B) no lugar do preço por unidades.
Alternativa D - 1-B, 2-C, 3-A: Aqui, as descrições estão completamente fora de ordem: o critério de remuneração (1-B) está correto, mas as outras associações não fazem sentido.
Compreender esses conceitos é essencial, pois os regimes de empreitada determinam como os custos de uma obra são calculados e pagos, impactando diretamente o planejamento e controle de obras.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra C.
Lei 8666/1993
Art. 6º
a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;
b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo