Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRET...
A teoria demográfica chamada de _______________ defende que o desenvolvimento urbano-industrial traz melhora no padrão e nas condições de vida e difunde o valor da família pequena. Versões reformuladas dessa teoria defendem que a queda da fecundidade acabaria trazendo melhores condições de vida.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
As teorias demográficas buscam explicar o crescimento da população em um determinado período e apresentar ideias para minimizar os efeitos advindos desse crescimento. As principais teorias consideradas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica.
A- Incorreta- O malthusianismo é uma teoria demográfica criada por Thomas Robert Malthus, em 1798, que afirmava que a população cresce em uma progressão geométrica (acelerada) e a produção de alimentos cresce em uma progressão aritmética (lenta). Sendo assim, a população iria ultrapassar a produção de alimentos e causaria guerra, fome, doença e miséria.
B- Incorreta- A teoria reformista, também chamada de marxista, surgiu na segunda metade do século XX. Os reformistas acreditavam que o crescimento populacional ocorre em decorrência da pobreza e da miséria, sendo assim, as reformas sociais e econômicas seriam necessárias para diminuir as desigualdades sociais dos países subdesenvolvidos.
C- Incorreta- A teoria marxista também é conhecida como teoria marxista.
D- Correta- A teoria da transição demográfica mostra as variações entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Ela está dividida em 4 fases: pré-transicional, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica. O desenvolvimento urbano-industrial trouxe mudanças nas sociedades, levando a redução da taxa de natalidade, proporcionando o acesso a serviços de saúde, métodos contraceptivos, inserção da mulher no mercado de trabalho, planejamento familiar, entre outros.
Gabarito do Professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é (D). A teoria da transição demográfica defende que o desenvolvimento urbano-industrial traz melhora no padrão e nas condições de vida e difunde o valor da família pequena. Versões reformuladas dessa teoria defendem que a queda da fecundidade acabaria trazendo melhores condições de vida.
O malthusianismo, a teoria reformista e a teoria marxista são teorias demográficas que defendem que o crescimento populacional é um problema para a sociedade. O malthusianismo defende que o crescimento populacional é ilimitado, enquanto os recursos naturais são limitados. A teoria reformista defende que o crescimento populacional pode ser controlado por meio de políticas públicas, como educação e planejamento familiar. A teoria marxista defende que o crescimento populacional é um produto das relações de produção capitalistas.
Portanto, a única alternativa que se encaixa na lacuna é a teoria da transição demográfica.
A Teoria Malthusiana ou malthusianismo é uma ideia sobre demografia que defende que a população cresce mais rápido do que a produção de alimentos.
A teoria reformista ou Marxista : diz que as altas taxas de natalidade nos países menos desenvolvidos são causadas pela pobreza e pelas profundas desigualdades socioeconômicas desses territórios. A principal forma de controlar a natalidade e, por conseguinte, promover maior equilíbrio ao crescimento demográfico dessas populações seria a implementação de políticas sociais e de inclusão, além de melhorias na infraestrutura urbana e na qualidade de vida.
Teoria neomalthusiana: corresponde à retomada dos ideais malthusianos no pós-Segunda Guerra Mundial, quando se registrou o crescimento demográfico acentuado em muitos países, inicialmente nos desenvolvidos e depois nos países emergentes e menos desenvolvidos. Essa explosão demográfica era decorrente do aumento da natalidade e redução da mortalidade. A diferença dessa teoria com a malthusiana é a possível solução encontrada para esse problema. Os neomalthusianos defendiam a implementação de medidas de controle de natalidade nas nações menos desenvolvidas. Essas medidas incluem o fornecimento de anticoncepcionais e a restrição do número de filhos por família.
A transição demográfica que, com base nas taxas de natalidade e mortalidade, analisa o processo natural de desenvolvimento de uma população. Esse processo tem como causa as mudanças ocasionadas no perfil de uma população que são geradas por diferentes fatores de ordem econômica, política e social. São consequências desse processo o envelhecimento da população e a estabilização do crescimento populacional.
Fases da transiçao demográfica: Pré-transição demográfica, Aceleração demográfica, Desaceleração demográfica, Estabilização demográfica.
O Brasil passa na atualidade pela terceira fase do processo chamada de desaceleração demográfica.
A teoria da transição demográfica explica que "com base nas taxas de natalidade e mortalidade, o processo natural de desenvolvimento de uma população. Esse processo tem como causa as mudanças ocasionadas no perfil de uma população que são geradas por diferentes fatores de ordem econômica, política e social."
Contudo, isso não quer dizer que "a queda da fecundidade acabaria trazendo melhores condições de vida"...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo