José Paulo Netto, em seu livro Capitalismo Monopolista e Se...
José Paulo Netto, em seu livro Capitalismo Monopolista e Serviço Social, nos apresenta a transição do capitalismo concorrencial à idade do monopólio e de como o Serviço Social, enquanto profissão se insere nesse contexto. Considere as afirmativas a seguir:
I) É somente na ordem societária comandada pelo monopólio que se gestam as condições histórico-sociais para que, na divisão social (e técnica) do trabalho, constitua-se um espaço em que se possam mover práticas profissionais como as do assistente social.
II) A profissionalização do Serviço Social se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia” e à “organização da caridade”.
III) Dentro da dinâmica da ordem monopólica a atividade dos agentes do Serviço Social pode receber, pública e socialmente, um caráter profissional: a legitimação (com uma simultânea gratificação monetária) pelo desempenho de papéis, atribuições e funções a partir da ocupação de um espaço na divisão social (e técnica) do trabalho na sociedade burguesa consolidada e madura.
IV) A emergência profissional do Serviço Social é, em termos histórico-universais, uma variável do caráter assistencialista e paternalista que antecede a idade dos monopólios. É a caridade que cria e funda a profissionalidade do Serviço Social.
Está(ão) corretas,