Marque a opção correta, de acordo com a NBR 9.077/93 que tra...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
a) Os acessos para saída de emergência devem, dentre outras condições, permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio, não sendo necessário sinalização ou iluminação para indicação clara do sentido da saída.❌
A sinalização e iluminação devem ser claras.
b) As larguras mínimas das saídas de emergência, para as ocupações em geral, devem ser 1,20 m❌, correspondendo a duas unidades de passagem de 60 cm❌, podendo ser diferenciadas para ocupações do grupo hospitalar.
1,10 m
0,55 m
A largura mínima não é facultativa no caso do grupo hospitalar, deve ser diferenciada para permitir a passagem de maca (2,20m).
c) A saída de emergência compreende acessos ou rotas de saídas horizontais, isto é, acessos às escadas, quando houver, e respectivas portas, ou ao espaço livre exterior, nas edificações térreas, escadas ou rampas, descarga.✅ GABARITO
d) O uso de rampas não é obrigatório❌ quando a altura a vencer for inferior a 0,48 m e quando a altura a ser vencida não permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada.
É obrigatório!
O uso de rampas é obrigatório nos seguintes casos:
a) para unir dois pavimentos de diferentes níveis em acessos a áreas de refúgio em edificações com ocupações dos grupos H-2 e H-3 (hospitais, asilos)
b) na descarga e acesso de elevadores de emergência;
c) sempre que a altura a vencer for inferior a 0,48 m, já que são vedados lanços de escadas com menos de três degraus;
d) quando a altura a ser vencida não permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada;
e) para unir o nível externo ao nível do saguão térreo das edificações em que houver usuários de cadeiras de rodas (ver NBR 9050).
A) Os acessos para saída de emergência devem, dentre outras condições, permitir o escoamento fácil de todos os ocupantes do prédio, não sendo necessário sinalização ou iluminação para indicação clara do sentido da saída. CORREÇÃO: OBRIGATÓRIO sinalização e iluminação.
B) As larguras mínimas das saídas de emergência, para as ocupações em geral, devem ser 1,20 m, correspondendo a duas unidades de passagem de 60 cm, podendo ser diferenciadas para ocupações do grupo hospitalar. CORREÇÃO: devem ser 1.10 m; duas unidades de passagem de 0.55 m.
C) A saída de emergência compreende acessos ou rotas de saídas horizontais, isto é, acessos às escadas, quando houver, e respectivas portas, ou ao espaço livre exterior, nas edificações térreas, escadas ou rampas, descarga. CERTO
D) O uso de rampas não é obrigatório quando a altura a vencer for inferior a 0,48 m e quando a altura a ser vencida não permitir o dimensionamento equilibrado dos degraus de uma escada. CORREÇÃO: OBRIGATÓRIO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo