Como se sabe, a rotura prematura de membranas ovulares é um...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247572 Medicina

Como se sabe, a rotura prematura de membranas ovulares é uma das mais frequentes intercorrências obstétricas com graves repercussões perinatais. Nesse sentido, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Em caso de gestações pré-termo, deverão receber antibiótico até a resolução do caso.

II – O período de latência é inversamente proporcional à idade gestacional.

III – Não se deve administrar corticoide nesses casos, mesmo nas gestações entre 26 e 34 semanas pelo risco de infecção.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa B: apenas o item II é verdadeiro. A rotura prematura de membranas ovulares (RPM) ocorre quando a bolsa amniótica se rompe antes do início do trabalho de parto. A gestação pré-termo (antes de 37 semanas) é um fator de risco associado à RPM. O tratamento inclui a administração de antibióticos para prevenir infecções, porém, não é necessário manter o uso de antibióticos até a resolução do caso. O período de latência, que é o intervalo entre a rotura da bolsa e o início do trabalho de parto, é inversamente proporcional à idade gestacional, ou seja, quanto mais prematuro o parto, menor o período de latência. Além disso, a administração de corticoide é indicada em gestações entre 24 e 34 semanas para amadurecimento fetal e redução de complicações respiratórias, mesmo em casos de RPM. Portanto, o item III está incorreto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo