Considere que a implantação de um portal de pagamentos a fo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A abordagem de auditoria baseada em risco consiste na realização de uma sequência de procedimentos com vistas a permitir que o auditor tenha segurança das conclusões obtidas e, com isso, possa fornecer asseguração aos usuários do relatório de auditoria. A gênese de sua utilização é especialmente relacionada com a auditoria financeira, mas vem ganhando espaço em outros tipos de auditoria.
Nesse contexto, vários termos técnicos envolvendo riscos são importantes e costumam ser cobrados em prova. Vou resumir alguns deles aqui, de acordo com o manual do TCU¹ que consolida diversos conceitos de referenciais teóricos importantes:
“Risco – possibilidade de um evento ocorrer e afetar adversamente a realização de objetivos (COSO GRC, 2004); possibilidade de algo acontecer e ter impacto nos objetivos, sendo medido em termos de consequências e probabilidades (BRASIL, 2010c); efeito da incerteza nos objetivos (ABNT, 2009).
Risco de controle – possibilidade de que os controles adotados pela administração não sejam eficazes para tratar o risco a que se propõe.
Risco de oportunidade – risco associado a aproveitar oportunidades que podem gerar benefícios à organização.
Risco estratégico – risco de longo prazo ou risco de oportunidade relacionado aos objetivos estratégicos e às estratégias adotadas para alcançá-los.
Risco inerente – o risco intrínseco à natureza do negócio, do processo ou da atividade, independentemente dos controles adotados.
Risco operacional – risco de perdas resultantes direta ou indiretamente de falha ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas ou de eventos externos.
Risco residual – o risco retido de forma consciente ou não pela administração, que remanesce mesmo após o tratamento de riscos.
Riscos-chaves – riscos estratégicos e riscos operacionais relevantes para o negócio, relacionados aos objetivos-chaves da organização. "
Feita a revisão, já podemos analisar as alternativas:
A) Errado, riscos sistêmicos não são definidos pela literatura de auditoria. Em todo o caso, a implantação de um portal de pagamento aos fornecedores não tem caráter sistêmico (generalizado), é uma ação administrativa localizada que impacta apenas parte da entidade.
B) Errado, riscos de governança são relacionados ao conjunto de políticas e processos que moldam a maneira como uma organização é dirigida, administrada, controlada e presta contas do cumprimento das suas obrigações de accountability.
Não tem relação com o caso do enunciado.
C) Certo, no caso hipotético, a implantação do portal configura na melhoria de um processo interno. Nesse caso, ocorreu a diminuição, essencialmente, dos riscos operacionais.
D) Errado, riscos de mercado também não são definidos pela literatura de auditoria. Em todo o caso, a implantação de um portal de pagamento aos fornecedores é uma ação administrativa que diz respeito à organização e não ao mercado.
Gabarito do Professor: Letra C
¹Brasil. Tribunal de Contas da União. Roteiro de Auditoria de Gestão de Riscos / Tribunal de Contas da União. – Brasília: TCU, Secretaria de Métodos e Suporte ao Controle Externo, 2017.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Risco operacional trata-se de todas as possíveis falhas internas — de estrutura, sistemas, pessoas, produtos ou processos — que podem acontecer dentro de uma instituição e, assim, acarretar prejuízos dos mais diversos tipos, sejam financeiros, sejam reputacionais, por exemplo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo