O formato brasileiro de metadados para teses e dissertações ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q65703 Biblioteconomia
Julgue os itens a seguir, a respeito de metadados.

O formato brasileiro de metadados para teses e dissertações denominado MTD-BR representa um avanço na descrição desse tipo de material em formato eletrônico, pois foi o primeiro a incluir um elemento de descrição denominado publicador.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - errado.

Para entender melhor o contexto da questão, precisamos discutir o MTD-BR, que é o formato brasileiro de metadados para teses e dissertações. Este formato foi desenvolvido para padronizar a descrição de teses e dissertações em ambiente digital, promovendo assim uma melhor organização e recuperação dessas informações acadêmicas.

No entanto, a afirmação de que o MTD-BR foi o primeiro a incluir um elemento de descrição denominado "publicador" está incorreta. Na verdade, o elemento "publicador" já faz parte de outros padrões de metadados, como o Dublin Core, que é amplamente utilizado e conhecido por sua simplicidade e flexibilidade na descrição de recursos eletrônicos.

O Dublin Core é um dos padrões de metadados mais populares e foi criado antes do MTD-BR. Ele inclui 15 elementos, entre os quais está o "Publisher" (Publicador), que descreve a entidade responsável por disponibilizar o recurso. Portanto, é incorreto afirmar que o MTD-BR foi pioneiro na inclusão desse elemento.

Assim, afirmar que o MTD-BR foi o primeiro a incluir o elemento de descrição "publicador" não é correto, já que tal elemento é comum em outros padrões de metadados pré-existentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O MTD-BR foi desenvolvido, no âmbito do projeto Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), para atender aos objetivos de geração de produtos e serviços de informação, com vistas à identificação e localização das teses e dissertações eletrônicas (TDEs), como também para permitir a coleta de informação para geração de indicadores e integração com outros repositórios nacionais de informação de ensino e pesquisa no país.

A BDTD, para garantir a interoperabilidade entre os sistemas, desenvolveu o MTD-BR compatível com os padrões Dublin Core e Metadata Standard for Electronic Theses and Dissertations (ETD-MS), adotado pela Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), e implementou o Protocolo OAI-PMH para coleta automática de metadados (harvesting).




Schema mtd2-br.xsd 


schema location:  http://oai.ibict.br/oai/mtd2-br/mtd2-br.xsd
attribute form default:  unqualified
element form default:  qualified
targetNamespace:  http://oai.ibict.br/mtd2-br/
   
Elements  Complex types  Simple types 
mtd2br  ArquivoType  CNPJ 
  BibliotecaDepositariaType  CPF 
  BibliotecaDigitalType  GrauType 
  ControleType  IdiomaType 
  ExtensaoType  NivelAcesso 
  InstituicaoDefesaType  NormaCitacao 
  LocalDefesaType  PaisType 
  mtd2brType  PapelContribuidor 
  PessoaFisicaType  stringduasletras 
  PessoaJuridicaType  stringnaovazia 
  ProgramaType  TipoType 
  stringIdioma  UFType 


Disponível em: .  Acesso em: 23 fev. 2012.

Logo, pelo que consta na tabela acima, s.m.j., há de se concluir que não há um "elemento de descrição denominado publicador" no MTD-BR.

Ótimo comentário da colega Cristina. Mas resolvi essa questão mais pela lógica: se teses e dissertações são documentos que NÃO são publicados, qual o motivo de se incluir um elemento de descrição 'publicador'?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo