Alargamento do forame magno, foice cerebral fenestrada e hip...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q282453 Radiologia
Com relação aos laudos de tomografia computadorizada, julgue os
itens seguintes.
Alargamento do forame magno, foice cerebral fenestrada e hipoplásica com interdigitação dos giros na linha média, ápices petrosos côncavos e quarto ventrículo tubular são achados compatíveis com malformação de Chiari tipo II.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

O tema central da questão é a identificação de achados radiológicos em uma tomografia computadorizada que são característicos da malformação de Chiari tipo II. Para responder a essa questão, é necessário ter conhecimento sobre os aspectos anatômicos e as alterações típicas observadas em exames de imagem associados a essa condição.

A malformação de Chiari tipo II é uma condição congênita em que há deslocamento de partes do cérebro, como o cerebelo, através do forame magno, o que pode causar uma série de alterações anatômicas detectáveis por tomografia.

Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa "C - certo" é correta porque os achados listados no enunciado são, de fato, consistentes com a malformação de Chiari tipo II. Vamos analisar cada um:

  • Alargamento do forame magno: É um achado comum na malformação de Chiari tipo II devido ao deslocamento do tecido cerebral através desse orifício.
  • Foice cerebral fenestrada e hipoplásica: Isso ocorre devido a uma alteração na forma e estrutura da foice do cérebro, que é uma característica associada à malformação.
  • Interdigitação dos giros na linha média: Refere-se a uma disposição incomum dos giros cerebrais, o que é compatível com essa condição.
  • Ápices petrosos côncavos: Essa alteração estrutural também é observada em pacientes com malformação de Chiari tipo II.
  • Quarto ventrículo tubular: O formato alongado e estreito do quarto ventrículo é uma característica diagnóstica desse tipo de malformação.

Por que a Alternativa "E - errado" não é válida: A alternativa "E - errado" não é válida porque todos os achados descritos no item do enunciado correspondem precisamente aos critérios radiológicos para a malformação de Chiari tipo II. Não há discrepância entre os achados mencionados e a condição clínica em questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo