Sobre o texto leia as afirmativas a seguir. I. A autora most...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Certo, é o principal assunto do texto.
B)Creio que o erro é porque a referência ao europeu colonizador não enfatiza o orgulho negro, e sim o costume de considerar negro quem tem uma parte do sangue negro.
C)A verdade não é peculiar ao século passado, mas até atualmente -> é possível perceber isso quando a autora coloca os verbos no tempo presente.
texto feito por uma preconceituosa
quanto ao item II, acho que o erro está em "a importância da data", pois apesar de serem feitas algumas remições (para datas) não há preponderância de uma sobre a outra.
sobre a III
Quando o texto fala "O europeu colonizador tem - ou tinha - uma lei: teve uma parte de sangue negro - é negro", está se referindo a uma realidade do passado e também presente no momento atual, ou seja, não é peculiar daquela época.
Com a devida preponderância, ouso comentar tal questão, apesar de tê-la acertado, por eliminação, visto que as alternativas II e III estão veementemente erradas, conforme a professora Isabel Veiga de forma brilhante esplicou. Todavia, a assertiva I me chamou atenção. Vou dividi-la em partes:
"A autora mostra sua opinião sobre uma questão de cidadania". Essa parte acredito estar OK, não há como deixar de dizer que o tema racismo não envolve cidadania. Sempre envolve.
"a fim de fazer com que o leitor pare para refletir e valorize o mestiço como raça" Essa parte está corretíssima, visto que o texto em sua integralidade tem o intuito de valorizar a raça mestiça, e instruir as pessoas a não terem vergonha de se atribuir tal raça.
"não como estereótipo de beleza ou de sexualidade" Aqui é que vem a confusão. Apesar de o texto citar em seu segundo parágrafo na parte final um caso pretérito em que "houve um tempo que havia o concurso das mulatas [...] mulata só era valorizada como objeto sexual", a ideia CENTRAL do texto não é essa. Não é "fazer com que o leitor valorize o mestiço como raça, e não como esteótipo de beleza". A assertiva, de forma equivocada, ao dizer que valorizamos o mestiço pela beleza ou sexualidade, nos restrige a esse único pensamento, o que não é verdade. O texto cita vários argumentos que demonstram OUTROS MOTIVOS para se valorizar o mestiço como raça, e não apenas pelo fato da sexualidade ou beleza. Tive muita dificuldade pra assinalar esse item como certo, e se fosse uma prova de CERTO/ERRADO marcaria errado ou deixaria em branco. Até porque a banca poderia muito bem decidir se o item é certo ou errado, pois a linha entre o certo e o errado nesse caso é muito tênue, conforme expliquei.
Espero que tenha ficado claro. Aberto a criticas, sempre.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo