Mulher, 53 anos, tabagista, hipertensa. Em uso de hidroclor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1666597 Medicina
Mulher, 53 anos, tabagista, hipertensa. Em uso de hidroclorotiazida 25 mg ao dia. TA: 180/100 mmHg. Ecocardiograma transtorácico: Diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo: 50 mm, diâmetro sistólico: 30 mm, septo: 19 mm e parede posterior: 10 mm, FE: 70%. Átrio esquerdo: 41 mm. Holter 24h: episódio de taquicardia ventricular não sustentada.

Em relação ao diagnóstico e à conduta frente ao quadro da paciente, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A digoxina é a droga de escolha para controle da frequência cardíaca.
( ) A manobra de “hand-grip” aumenta o sopro em rebordo esternal esquerdo.
( ) A miectomia está indicada para alívio de sintomas quando há refratariedade ao tratamento clínico.
( ) Trata-se de uma paciente com miocardiopatia hipertrófica, e está indicado cardiodesfibrilador implantável.
( ) Trata-se de uma paciente com hipertrofia concêntrica, e não está indicado cardiodesfibrilador implantável.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra E, em que todas as afirmativas são falsas. Pelas informações apresentadas, a paciente apresenta hipertensão arterial e alterações ecocardiográficas sugestivas de hipertrofia do ventrículo esquerdo, com diâmetro diastólico aumentado e espessamento septal. Além disso, apresentou episódio de taquicardia ventricular não sustentada, o que aumenta o risco de eventos arrítmicos graves. A digoxina não é droga de escolha para controle da frequência cardíaca em pacientes com taquicardia ventricular. A manobra de "hand-grip" não aumenta o sopro em rebordo esternal esquerdo, e a miectomia não está indicada para alívio de sintomas em pacientes com hipertrofia ventricular. Por fim, em casos de miocardiopatia hipertrófica, o cardiodesfibrilador implantável pode ser indicado para prevenção de morte súbita, mas não é o caso da paciente em questão, que apresenta hipertrofia concêntrica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo