No que se refere ao diagnóstico do climatério, assinale a a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247579 Medicina
No que se refere ao diagnóstico do climatério, assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é D - É eminentemente clínico.

O climatério é uma fase de transição na vida da mulher, que marca o fim do período reprodutivo e abrange a transição para a menopausa. O diagnóstico do climatério é principalmente clínico porque se baseia na história clínica da paciente e nos sintomas apresentados, como alterações menstruais e sintomas vasomotores, entre outros.

Vamos analisar as alternativas:

A - Ocorre sempre após os 50 anos de idade. Esta alternativa está incorreta. O climatério pode começar antes dos 50 anos. A idade média da menopausa é por volta dos 51 anos, mas o climatério pode iniciar no final da década de 40 ou até antes.

B - É excluído caso não haja fogachos. Esta alternativa também é incorreta. Embora os fogachos (ondas de calor) sejam comuns, eles não são obrigatórios para o diagnóstico do climatério, que pode envolver outros sintomas.

C - Tem que ser feito através de dosagem do FSH. Embora a dosagem de FSH (hormônio folículo-estimulante) possa ajudar na avaliação da função ovariana, o diagnóstico do climatério não depende exclusivamente desse exame laboratorial.

E - É feito por ultrassonografia. A ultrassonografia não é uma ferramenta utilizada para diagnosticar o climatério. Este exame pode ser usado para avaliar outras condições ginecológicas, mas não para confirmar o climatério.

Portanto, a resposta correta é a alternativa D, que destaca que o diagnóstico do climatério é eminentemente clínico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D está correta pois o diagnóstico do climatério é eminentemente clínico, ou seja, baseado em sintomas relatados pelo paciente como, por exemplo, o aumento da frequência de suores noturnos, alterações de humor, diminuição da libido, entre outros. Além disso, não é necessário que o diagnóstico seja realizado após os 50 anos de idade (A) ou que haja fogachos (B). A dosagem do FSH (C) e a ultrassonografia (E) são exames complementares que podem ser realizados, mas não são necessários para o diagnóstico.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo