A legislação contábil aplicada ao setor público consiste nas...
A legislação contábil aplicada ao setor público consiste nas Normas Brasileiras de Contabilidade, do CFC, na Lei n.º 4.320/1964 e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, da STN. Com base nessa informação, julgue o item.
A demonstração das variações patrimoniais tem,
em sua composição, além da evidenciação dos fatos
modificativos do patrimônio, a evidenciação dos fatos
permutativos, fundamentais para apurar o resultado
do período.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO.
A demonstração das variações patrimoniais (DVP) é uma demonstração contábil que tem por objetivo evidenciar as alterações verificadas no patrimônio de uma entidade pública, resultantes ou independentes da execução orçamentária. Ela é composta por duas grandes classificações de variações patrimoniais: as variações patrimoniais aumentativas e as variações patrimoniais diminutivas.
Já os fatos permutativos, por não alterarem o valor do patrimônio, não são evidenciados na DVP.
Os fatos permutativos são evidenciados na demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL). A DMPL tem por objetivo evidenciar as origens e aplicações dos recursos que compõem o patrimônio líquido da entidade, incluindo os fatos permutativos.
O resultado do período é apurado na demonstração do resultado do exercício (DRE). A DRE evidencia as receitas, as despesas e o resultado do período, apurado pela diferença entre as receitas e as despesas.
Portanto, os fatos permutativos são evidenciados na DMPL, que é utilizada para apurar o resultado do período, mas não são evidenciados na DVP.
Bons estudos! Qualquer erro, só avisar!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo