Assinale a alternativa que indica a correta função sintática...
A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.
A vida de influencer me levou à exaustão
Por Sam Blum
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
“as empresas estão se tornando cada vez mais cautelosas”.
→ Cautelosas é uma característica do sujeito, mas que está no predicado essa característica é atribuída pelo verbo de ligação tornar e é classificada sintaticamente como predicativo do sujeito.
GABARITO. C
GABARITO -C
As empresas estão se tornando(...) cautelosas.
Podemos dizer que o Predicativo do sujeito: refere-se ao sujeito, caracterizando-o e não necessariamente aparece só com verbo de ligação.
– (Nós) Estamos felizes.
– O ônibus da seleção chegou atrasado para o jogo.
----------------------------------------------
Pestana
Assertiva C
as empresas estão se tornando cada vez mais cautelosas”.= Predicativo do sujeito.
GAB C verbbo de ligação TORNAR
A questão quer que marquemos a correta função sintática do termo sublinhado na oração a seguir: “as empresas estão se tornando cada vez mais cautelosas”. Vejamos:
.
A) Adjunto adnominal.
Errado.
Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.
Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal).
.
B) Objeto direto.
Errado.
Objeto direto: se liga diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).
Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto).
.
C) Predicativo do sujeito.
Certo. "Cautelosas" é um adjetivo que se refere ao sujeito "as empresas". É, portanto, um predicativo do sujeito.
Predicativo: adjetivo ou expressão com função adjetiva localizada no predicado, que qualifica o sujeito ou o objeto. O predicativo pode expressar uma qualidade (alto, magro, bonito...) ou um estado (cansado, pensativo, triste...) do termo ao qual se refere.
Predicativo do sujeito: quando o adjetivo se refere ao sujeito. Ex.: Os alunos são inteligentes. (“inteligentes” é o predicativo do sujeito, pois se refere ao sujeito “os alunos”).
Predicativo do objeto: quando o adjetivo se refere ao objeto. Ex.: Eu comprei livros usados. (“usados” é o predicativo do objeto, pois se refere ao objeto direto “livros”).
.
D) Adjunto adverbial.
Errado.
Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...)
Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.).
.
E) Objeto indireto.
Errado.
Objeto indireto: é o termo preposicionado que completa o sentido de um verbo transitivo indireto (VTI) ou de um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).
Ex.: Eu confio em Deus. (“confio” é VTI. “em Deus” é objeto indireto).
Já em “Eu tenho confiança em Deus”, “em Deus” é complemento nominal, pois está ligado ao substantivo “confiança”.
.
Gabarito: Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo