Assinale a alternativa composta somente por substantivos so...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972988 Português

                                      Óbito do autor
 
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.

Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia -- peneirava -- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéa no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.

Assis, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 15.

Assinale a alternativa composta somente por substantivos sobrecomuns.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é necessário compreender o conceito de substantivos sobrecomuns. Esses substantivos têm um único gênero, sendo usados tanto para o masculino quanto para o feminino, sem variação de forma. Portanto, para identificar quais palavras nas alternativas são substantivos sobrecomuns, devemos procurar por aquelas que não mudam de gênero quando se referem a pessoas de sexo diferente.

A alternativa B é a correta: Verdugo – algoz – criança – apóstolo. Entre essas palavras, verdugo e algoz são exemplos de substantivos sobrecomuns. O termo criança também se enquadra nessa categoria, pois é usado tanto para meninos quanto para meninas.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Indivíduo – criança – jornalista – cônjuge.

Aqui, apenas criança é sobrecomum. Indivíduo e jornalista são comuns de dois gêneros (apesar de a forma não mudar, o gênero é indicado pelo artigo ou outro determinante), enquanto cônjuge é sobrecomum.

C - Pessoa – criatura – colega – testemunha.

A palavra pessoa é um substantivo sobrecomum. Criatura pode ser usada genericamente em algumas situações, mas normalmente é feminina. Colega e testemunha são sobrecomuns, mas a presença de criatura faz a alternativa errada.

D - Algoz – vítima – criança – cliente.

Nesta opção, algoz, vítima e criança são sobrecomuns. No entanto, cliente é comum de dois gêneros, o que invalida a alternativa.

Com a explicação acima, podemos entender que a alternativa B é a que contém apenas substantivos sobrecomuns. Identificar esses substantivos envolve perceber que eles não mudam sua forma ao referir-se a diferentes gêneros.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GENTE NÃO ENTENDI. DIOGO CORDEIRO E ONDE ENTRARIA O APÓSTOLO ? ALGOZ OK, SEI QUE É SINÔNIMO DE VERDUGO, MAS E O APÓSTOLO ? HELP ME....

jamais poderia imaginar que "o apóstolo" pudesse ser para o feminino.

Pelo que sei não existiram apóstolos femininos, diga-me um nome? Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu,MateusTomé, um segundo Tiago, Tadeu, Simão e finalmente Judas Iscariotes. KKKKKKKKKKKK

não confundir!

SOBRECOMUNS: palavras invariáveis em que a diferença de gênero não é especificada por artigos ou outros determinantes. No sentido, podem indicar tanto um ser do sexo feminino quanto do sexo masculino: O cônjuge / A criança / A testemunha / A criatura / O indivíduo / A vítima / A pessoa.

COMUNS DE DOIS GÊNEROS: palavras que designam pessoas. A diferença de gênero se dá por meio de artigo ou outro determinante: O artista / A artista / O cliente / A cliente / Esse imigrante / Essa imigrante / O repórter / A repórter.

Gabarito B

SUBSTANTIVO DE GÊNERO UNIFORME

·       Gênero comum de dois(muda o artigo): o pianista - a pianista;

·       Gênero epiceno (usa palavra macho/fêmea): sapo macho, sapo fêmea;

·       Gênero sobrecomum (uma única forma): a criatura, a criança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo