Assinale a alternativa composta somente por substantivos so...
Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adoptar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escripto ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia -- peneirava -- uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéa no discurso que proferiu à beira de minha cova: -- «Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.
Assis, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Abril Cultural, 1978. p. 15.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (11)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão apresentada, é necessário compreender o conceito de substantivos sobrecomuns. Esses substantivos têm um único gênero, sendo usados tanto para o masculino quanto para o feminino, sem variação de forma. Portanto, para identificar quais palavras nas alternativas são substantivos sobrecomuns, devemos procurar por aquelas que não mudam de gênero quando se referem a pessoas de sexo diferente.
A alternativa B é a correta: Verdugo – algoz – criança – apóstolo. Entre essas palavras, verdugo e algoz são exemplos de substantivos sobrecomuns. O termo criança também se enquadra nessa categoria, pois é usado tanto para meninos quanto para meninas.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Indivíduo – criança – jornalista – cônjuge.
Aqui, apenas criança é sobrecomum. Indivíduo e jornalista são comuns de dois gêneros (apesar de a forma não mudar, o gênero é indicado pelo artigo ou outro determinante), enquanto cônjuge é sobrecomum.
C - Pessoa – criatura – colega – testemunha.
A palavra pessoa é um substantivo sobrecomum. Criatura pode ser usada genericamente em algumas situações, mas normalmente é feminina. Colega e testemunha são sobrecomuns, mas a presença de criatura faz a alternativa errada.
D - Algoz – vítima – criança – cliente.
Nesta opção, algoz, vítima e criança são sobrecomuns. No entanto, cliente é comum de dois gêneros, o que invalida a alternativa.
Com a explicação acima, podemos entender que a alternativa B é a que contém apenas substantivos sobrecomuns. Identificar esses substantivos envolve perceber que eles não mudam sua forma ao referir-se a diferentes gêneros.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GENTE NÃO ENTENDI. DIOGO CORDEIRO E ONDE ENTRARIA O APÓSTOLO ? ALGOZ OK, SEI QUE É SINÔNIMO DE VERDUGO, MAS E O APÓSTOLO ? HELP ME....
jamais poderia imaginar que "o apóstolo" pudesse ser para o feminino.
Pelo que sei não existiram apóstolos femininos, diga-me um nome? Pedro, Tiago, João, André, Filipe, Bartolomeu,Mateus, Tomé, um segundo Tiago, Tadeu, Simão e finalmente Judas Iscariotes. KKKKKKKKKKKK
não confundir!
SOBRECOMUNS: palavras invariáveis em que a diferença de gênero não é especificada por artigos ou outros determinantes. No sentido, podem indicar tanto um ser do sexo feminino quanto do sexo masculino: O cônjuge / A criança / A testemunha / A criatura / O indivíduo / A vítima / A pessoa.
COMUNS DE DOIS GÊNEROS: palavras que designam pessoas. A diferença de gênero se dá por meio de artigo ou outro determinante: O artista / A artista / O cliente / A cliente / Esse imigrante / Essa imigrante / O repórter / A repórter.
Gabarito B
SUBSTANTIVO DE GÊNERO UNIFORME
· Gênero comum de dois(muda o artigo): o pianista - a pianista;
· Gênero epiceno (usa palavra macho/fêmea): sapo macho, sapo fêmea;
· Gênero sobrecomum (uma única forma): a criatura, a criança.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo