A República Velha fez coincidir, no seu sistema político- el...
subsequentes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (22)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão abordava o contraste entre a legislação eleitoral e as práticas políticas durante a República Velha. De fato, havia uma legislação eleitoral que poderia ser considerada liberal e moderna para a época, o que, em teoria, estabeleceria um sistema democrático e justo.
No entanto, na prática, o sistema político era dominado por práticas tradicionais e antidemocráticas. A "política do café com leite" referia-se à alternância no poder entre políticos de São Paulo (os cafeicultores) e Minas Gerais (os leiteiros), enquanto o "voto do cabresto" era uma expressão que denotava o controle que os coronéis tinham sobre os votos dos eleitores, muitas vezes forçando-os a votar em determinados candidatos sob ameaça ou coação.
O item proposto na questão foi marcado como correto (C), pois reconhece essa disparidade entre a legislação proposta e a realidade do exercício do poder político durante a República Velha, destacando a complexidade do sistema político-eleitoral desse período da história brasileira.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
http://araoalves.blogspot.com.br/2012/04/republica-velha-e-era-vargas-questoes_08.html
Bons estudos!!
A politica do café-com-leite foi marcada pelo Voto de Cabresto, Fraudes, Corrupção, Coronelismo, Clientelismo, Curral Eleitoral e o Voto de Bico de Pena.
Questão interessante, a primeira vista parece óbivio o racicícinio de que está correto, porém o trecho "uma legislação eleitoral liberal e moderna" é altamente interpretativo. Primeiro, liberal o Brasil foi durante a República Velha, tanto que seu nome oficial era Republica Federativa dos Estados Unidos do Brasil, ou seja, uma clara referencia aos EUA. Entretanto, o Brasil não apresentou (na minha opnião) nenhum avanço de modernidade e progresso em seu sistema eleitoral nesse período. Basta ver a referencia ao nome República Velha, referencia aos antigos vícios de corrupição da monarquia brasileira, além disso, a legislação eleitoral no que diz respeito a Constituição de 1891 avançou no sentido de acabar com o voto censitário (por renda), porém os avanços terminam por ai. A violencia física e psicologica eram constantes na República Velha, o voto de cabresto, o coronlismo, clientelismo, eleições manipiladas (a própria comissão verificadora das eleiçoes estava nas mãos das oligarquicas). Além disso, praças, mendigos, mulheres, analfabetos e padres não podiam votar. Resumindo esse termo "moderno" na legislação eleitoral da República Velha é muito questionável.E mesmo se considerarmos que o número de eleitores aumentou em determinadas regiões, ainda assim a questão do "moderno" continua sendo discutível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo