Em “Embora seja fundamental para a sobrevivência humana, o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3058350 Português
Leia o texto e responsa a questão.

Quando vamos cuidar do ar que respiramos?

      Embora seja fundamental para a sobrevivência humana, o ar não tem recebido a devida atenção por boa parte da sociedade, que nem mesmo se importa com a qualidade daquilo que está respirando. Ainda que as pessoas tenham a plena consciência da existência da poluição do ar, elas, infelizmente, acabam não se atentando para a importância de tomar medidas efetivas para reverter o quadro.
[...]
      Atualmente, mais de 6 mil cidades em 117 países monitoram a qualidade do ar, mas as pessoas que vivem nelas ainda respiram níveis insalubres de partículas finas e dióxido de nitrogênio. As pessoas de países de baixa e média renda sofrem as maiores exposições. Esse problema não é exclusivo das regiões urbanas. As áreas rurais também sofrem muito com a baixa qualidade do ar proveniente principalmente de queimadas e da agricultura, como ocorre durante processos de colheita de grãos.
      Posto isso, o que nós, seres humanos, estamos fazendo para nos proteger da poluição do ar?
[...] 
Em “Embora seja fundamental para a sobrevivência humana, o ar não tem recebido a devida atenção”, a conjunção “embora” possui o mesmo sentido que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Ainda que

O tema central da questão está relacionado ao uso das conjunções na Língua Portuguesa, em específico, a identificação das conjunções que estabelecem uma relação de concessão. Para responder a essa questão, é necessário compreender que a conjunção "embora" é uma conjunção concessiva, ou seja, ela introduz uma ideia de concessão, indicando algo que contraria a expectativa.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa D - Ainda que - está correta porque "ainda que" é uma conjunção concessiva, assim como "embora". Ambas expressam uma ideia de contraste ou concessão entre as orações que conectam. No trecho citado, mesmo que o ar seja fundamental para a sobrevivência, ele não recebe atenção, o que corresponde a uma ideia de concessão.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Porém: Esta conjunção é adversativa, ou seja, indica uma oposição direta entre duas ideias, ao invés de uma concessão. Não expressa a nuance de concessão presente em "embora".

B - Por isso: Esta é uma conjunção conclusiva, usada para indicar consequência. Não possui relação com a ideia de concessão expressa por "embora".

C - Portanto: Assim como "por isso", "portanto" é uma conjunção conclusiva, indicando uma conclusão ou resultado, incompatível com o sentido concessivo de "embora".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVVERBIAS COM VALOR CONCESSIVA

SÃO ELAS:

Por mais que

Apesar de que

Embora

Conquanto

Mesmo que

AINDA QUE

Se bem que

Posto que

Malgrado

gab - d

Porém. → adversativa

Por isso. → conclusão

Portanto. → conclusão

Ainda que. → concessão.

Embora, conquanto, malgrado, se bem que, por mais/menos que, ainda que, apesar de que, posto que - conjunções subordinadas adverbiais concessivas

Porém é adversativa e ainda que é concessiva.

Note que nas conjunções concessivas há uma quebra de expectativa (mesmo sendo algo contrário, o fato ainda acontece).

Já no caso de conjunções adversativas, indicam uma oposição, algo incompatível.

GAB D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo