Com a adoção, na década de 1980, de políticas públicas volta...
Com a adoção, na década de 1980, de políticas públicas voltadas para a redução das mortalidades materna e neonatal/infantil, que envolviam também o incentivo à amamentação, a Fonoaudiologia ganhou visibilidade, se mostrando necessária na equipe de cuidados com a gestante, a puérpera e, especialmente, o bebê. Dentre as funções e atividades pertinentes ao trabalho do fonoaudiólogo, na atenção à saúde da mulher e da criança, destacam-se:
I. Participar de grupos de gestantes, no pré-natal, informando sobre os cuidados durante a gravidez, as vantagens da amamentação e o seu manejo, o desenvolvimento do bebê e o contato precoce com ele através da linguagem, uma vez que é sabido que o feto é capaz de ouvir a voz materna;
II. Atuar no pós-parto imediato e no puerpério, com apoio no manejo da amamentação, com orientações relevantes e trabalho em equipe, quando necessário;
III. Atuar fornecendo orientações a respeito do uso de bicos artificiais para o bebê, uma vez que são mais práticos para a puérpera e confortáveis para o recém-nascido.
IV. Intervir precocemente com os bebês da unidade neonatal e enfermaria visando o desenvolvimento das funções sensório-motoras orais e o estabelecimento da amamentação.
A respeito da prática fonoaudiológica no atendimento à gestante, puérpera e ao bebê, assinale a alternativa CORRETA: