“Todo som ouvido é causado por alguma coisa que vibra. As vi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2229021 Música
“Todo som ouvido é causado por alguma coisa que vibra. As vibrações são levadas através do ar na forma de ondas sonoras que se espalham, simultaneamente, em todas as direções”, afirma Roy Bennet em Elementos básicos da música. Segundo o autor, ao atingirem a membrana do tímpano, fazem-na vibrar também e são transformadas em impulsos nervosos e transmitidas ao cérebro que as identifica como tipos diferentes de som. 
Imagem associada para resolução da questão

No primeiro exemplo, as vibrações formam um desenho de ondas regulares e constantes. Tem-se a representação gráfica de um som musical, isto é, uma nota que tem altura definida e distinta, no caso, a altura de uma nota bastante aguda. No segundo exemplo as vibrações resultantes da queda de uma bandeja cheia de copos produzem uma mistura confusa de ondas sonoras, expressas num desenho também confuso e extremamente irregular. Estes sons, cuja altura não é definida, são classificados como barulho.
A respeito da distinção entre nota e barulho, na perpectiva de Roy Bennett, analise as afirmações a seguir:

I – Barulho nada tem a ver com a música que, por excelência, é a combinação de silêncio e som. Sendo impossível a combinação de barulhos, é também impossível relacionar barulho e música.
II – O papel do barulho na música é dos mais importantes, uma vez que muitos instrumentos percussivos (como caixa clara, pratos, tamborins) produzem vibrações irregulares e seus sons devem, portanto, ser classificados mais como “barulho” do que “notas”.
III – Em cada nota que é ouvida, numa sequência de sons, o cérebro humano irá descobrir e identificar três características fundamentais: altura, volume ou intensidade e timbre.
Estão corretas as afirmações
Alternativas